ANUNCIO

Pix ganha o ‘Prêmio Bravo Innovation’ por inclusão financeira

ANUNCIO

Mais do que um instrumento de intermediação financeira, ideia genial da raça brasilis, posto que sem custos ao contribuinte-consumidor-cidadão tupiniquim (até agora!), o Pix caiu nas graças do planeta, pois receberá, em 20 de outubro próximo, o Prêmio Bravo Beacon Innovation (que reconhece a excelência e a liderança nos negócios e em políticas no Ocidente), do Conselho das Américas (COA) organização internacional com sede em Miami (EUA), como reconhecimento pelo seu papel de inclusão financeira.

Para a decisão de distinguir o sistema de pagamentos instantâneos, concebido pelo Banco Central (BC) brasileiro, a organização destacou o que considerou o ‘profundo impacto’ da iniciativa da autoridade monetária nacional na promoção da inclusão financeira no país. A distinção será recebida, em pessoa, pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

ANUNCIO

Em comunicado, o COA avalia que, “desde o seu lançamento, a menos de três anos atrás, Pix tem tido um tremendo sucesso, agora em uso por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos, avançando em inclusão financeira no Brasil em uma taxa sem precedentes”.

Sem esconder o entusiasmo, a organização ressaltou que o Pix transformou o ecossistema de serviços financeiros no país, ‘reduzindo desafios associados a pagamentos e transferência de recursos’. Em nota, o COA destaca que “o Pix se tornou um modelo para a inclusão financeira no mundo, com outros bancos centrais da região e globalmente buscando criar iniciativas parecidas nos seus próprios mercados”. A menção aqui é da cópia siamesa, sem cerimônia, do Pix do BC pelo Fed (Federal Reserve, o bc ianque) que lançou, recentemente, o FedNow

ANUNCIO

Patrocinam a premiação instituições do peso: Bank of America, JeffreyGroup, The AES Corporation, Grupo Mariposa, Pfizer, CHUBB Latin America, Diageo Plc, Fitch Ratings, Mastercard, Moodys Investors Service, Salesforce, SAP, FedEx Express, and Grupo Promerica.

ANUNCIO

Além do reconhecimento internacional, o fato é que o Brasil vem se consolidando como a maior potência da América Latina em tecnologia e finanças, onde 70% de sua população já se encontra conectada à Internet, de acordo com pesquisa publicada, em maio último, pela TIC Domicílios.

Outro dado que reforça o potencial da emergência nacional, ao menos, em tecnologia financeira vem de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo o qual a proporção de smartphones no país de 1,2 dispositivo para cada brasileiro, que é altamente receptivo às novas tecnologias.

No paralelo, a vanguarda financeira do BC tupiniquim também foi objetivo de reconhecimento global, ao ser reconhecido como o Banco Central mais Inovador em 2023, concedido pelo Global Financial Market Review (GFM), veículo de notícias de renome do Reino Unido.

ANUNCIO

Deixe um comentário