Carros autônomos pareciam o futuro do trânsito, e muitas empresas de ponta investiram pesado para lançar um veículo seguro e aprovado, e aposentar os motoristas. Mas o que parecia fácil se torna cada vez mais complexo.
O novo flagrante de barbeiragem de um veículo autônomo mostrou um táxi sem motorista vergonhosamente preso em uma via com concreto ainda fresco.
O erro ocorreu no dia 15, em São Francisco, nos Estados Unidos, cidade com uma grande frota de automóveis controlados por inteligência artificial. O carro era operado pela empresa de táxi sem motorista Cruise, que recentemente recebeu autorização para ampliar a frota.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O incidente hilário, que não deixou vítimas, aponta que um monte de trabalho e pesquisa ainda são necessários para que inteligências artificiais automotivas sejam totalmente confiáveis.
Segundo Paul Harvey, morador de São Francisco que testemunhou a falha, o carro não tinha passageiro e foi desatolado pela Cruise pouco depois.
“Ele pensa que é uma estrada porque não tem cérebro”, disse Harvey, em entrevista ao site SFGate.
De parar o trânsito
No fim de semana anterior, diversos carros da empresa enfrentaram uma pane que parou o trânsito em um cruzamento da cidade. Diversos vídeos publicados em redes sociais mostraram os veículos não arrancaram após o sinal ficar verde.
Segundo a empresa, um festival na cidade trouxe muitos visitantes e causou “sobrecarga da rede sem fio” que os carros usam para se comunicar.
O SFGate apontou que os veículos ficaram parados nos cruzamentos por, pelo menos, 45 minutos, o que mostra que a estrutura da Cruise não está pronta para lidar com algumas questões de infraestrutura.
No acidente mais recente, no dia 17, um carro da Cruise se chocou com um caminhão do corpo de bombeiros em um cruzamento, e deixou um passageiro do serviço ferido.
De acordo com o New York Times, a colisão ligou o sinal de alerta dos reguladores locais, que solicitaram que a empresa reduzisse pela metade a frota de veículos em São Francisco.
Em um comunicado enviado ao jornal, Drew Pusateri, porta-voz de Cruise, afirmou que o número de acidentes com veículos autônomos é reduzido, o que mostra que o serviço “impacta positivamente a segurança rodoviária geral”.
O futuro chegou: primeiro carro voador elétrico recebe permissão para testes do governo dos EUA