ANUNCIO

Com Trump de volta, agora é a hora para conhecer este jogo subestimado de escolhas

ANUNCIO

As Eleições dos Estados Unidos foram oficialmente definidas nesta quarta-feira (6) e Donald Trump voltará a ser presidente da poderosa nação norte-americana. O pleito aconteceu, coincidentemente, na época de lançamento de Life is Strange Double Exposure, jogo da famosa franquia da Square Enix que dividiu a opinião dos fãs.

É interessante notar, também, que um dos games mais subestimamos de toda a franquia possui uma forte ligação com Donald Trump e seu governo anterior. Estamos falando de Life is Strange 2, que foi lançado de maneira episódica em 2018.

O jogo acabou passando despercebido por muitos fãs de narrativa e até mesmo por entusiastas da franquia Life is Strange, principalmente por conta dos longos intervalos entre os lançamentos de alguns capítulos. No entanto, agora que a história está completa e bastante atual, vale a pena conhecer e dar uma chance ao game.

Qual a história de Life is Strange 2?

Produzido pela Dontnod, criadora do primeiro jogo da franquia, Life is Strange 2 acompanha Sean e Daniel, dois irmãos de Seattle que passam por uma grande tragédia. Assim como o título original da série, o game traz uma história densa e com temas importantes, que são embalados pela descoberta de um superpoder.

ANUNCIO

O jogador controla Sean, que precisa cuidar do irmão Daniel, após ele presenciar o pai ser baleado por um policial. Naquele momento, inesperadamente, o caçula descobriu seus poderes telecinéticos e atacou o oficial e seu veículo — transformando a dupla em criminosos foragidos nos Estados Unidos.

Como explicar a situação para a polícia seria bem complicado, Sean decide fugir para o México com seu irmão, buscando uma vida nova na cidade natal de seu pai. No entanto, o caminho até lá é repleto de desafios, e cabe ao jogador fazer as escolhas pela dupla.

Como Donald Trump está relacionado com Life is Strange 2?

Todo o gameplay de Life is Strange 2 se passa durante o primeiro governo de Donald Trump, e as políticas e ideias do magnata acabam sendo refletidas na história. Como os dois protagonistas são descendentes de imigrantes nos Estados Unidos e foragidos da polícia, eles acabam sofrendo com preconceito durante toda a jornada.

ANUNCIO

Enquanto o foco da história é a jornada dos irmãos Diaz, toda a influência da ideologia contra imigrantes de Trump pode ser vista durante o gameplay. Seja em personagens ou até mesmo em elementos como o famoso muro da fronteira, a xenofobia é grande parte do pano de fundo de Life is Strange 2.

Life is Strange 2Life is Strange 2 aborda temas que vão desde xenofobia até religião, enquanto o jogador lida com a relação de irmãos.

É importante ressaltar, no entanto, que o jogo vai muito além disso. A relação fraterna entre Sean e Daniel acaba sendo o grande foco de toda a narrativa, com o jogador abraçando o desafio de criar um irmão superpoderoso em uma situação hostil e traumatizante.

ANUNCIO

Escolhas que moldam os finais da história

Além de trazer temas sociais, Life is Strange 2 é o melhor da franquia quando o assunto são escolhas. Enquanto a base do gameplay segue o padrão dos jogos anteriores, com muitos diálogos e exploração de ambientes, o segundo título é de longe o mais completo quando se trata de consequências.

Em Life is Strange 2, assumimos o papel de um irmão mais velho tentando ajudar o caçula a lidar com seus poderes. Ou seja, enquanto em Life is Strange 1 você tinha o controle da habilidade de voltar no tempo, na sequência você é apenas uma pessoa normal acompanhando uma criança que possui telecinese.

Life is Strange 2Life is Strange 2 possui escolhas de peso e que fazem a diferença na história.

A dinâmica diferente faz com que as escolhas de Sean e as decisões tomadas na criação do irmão influenciem na história. Com isso, a narrativa possui quatro finais diferentes, definidos por toda a jornada da dupla nas mãos do jogador.

Nesse aspecto, o game representa um avanço em relação a Life is Strange 1, onde basicamente apenas a última decisão afeta o rumo da história. Até mesmo os jogos mais recentes da franquia, como Double Exposure, não possuem um sistema tão rebuscado de decisões quanto Life is Strange 2, que é o ápice da série nesse quesito.

Independente da opinião política, Life is Strange 2 é uma ótima pedida para quem curte jogos narrativos, dando ao jogador o poder para moldar o destino da história dos irmãos Diaz. Mas já fica o aviso: o desfecho pode ser bastante cruel, independente do caminho que você seguir.

Life is Strange 2 pode ser jogado no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X, bem como no PC. O título também possui o primeiro capítulo grátis para jogar em todas as plataformas. 

ANUNCIO

Deixe um comentário