ANUNCIO

10 filmes e séries com ótimo design de som para aproveitar seu home theater ou soundbar

ANUNCIO

Um home theater ou uma soundbar potente são ótimas indicações de compra na Black Friday ou qualquer promoção. Esse tipo de equipamento é capaz de aprimorar consideravelmente a experiência sonora de um televisor, composto na maioria das vezes por um conjunto de saídas de áudio como caixas de som e um subwoofer.

Após adquirir o seu e instalar na Smart TV mais poderosa da sua casa, é hora e aproveitar esse equipamento ao máximo — e nada melhor que assistir a filmes e séries com um design de som de qualidade, com efeitos sonoros e trilha que tornam a sessão ainda mais imersiva graças a essa tecnologia.

A seguir, confira algumas produções de diferentes gêneros e formatos para você aproveitar o seu home theater em casa. Além de uma breve descrição de cada produção, confira também em qual plataforma de streaming elas estão disponíveis.

10 filmes e séries para aproveitar um home theater ou soundbar

1. Oppenheimer

Em uma lista de filmes de alta qualidade técnica, o diretor Christopher Nolan merece ser mencionado. Pensado para ser uma experiência para os cinemas, Oppenheimer, o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2024, é uma produção que fica ainda mais impressionante em um sistema de som como um home theater ou soudbar com áudio de ponta.

Cena de Oppenheimer. (Imagem: Reprodução/Universal Pictures)
Cena de Oppenheimer. (Imagem: Reprodução/Universal Pictures)

Em Oppenheimer, conhecemos a história e os dilemas do físico teórico interpretado por Cillian Murphy. O cientista liderou o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica para os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Oppenheimer tem um design de som de alta qualidade no geral, mas “brilha” em especial na cena de teste da primeira explosão nuclear do projeto, que dá a sensação de que o espectador está de fato presenciando o experimento.

ANUNCIO

2. Mad Max: Estrada da Fúria

Mad Max: Estrada da Fúria reimagina a franquia com Charlize Theron no papel de Furiosa, uma fugitiva em busca de vingança, e novos desafios para Max (Tom Hardy), papel imortalizado na trilogia original por Mel Gibson. O filme de ação dirigido por George Miller em 2015 já é impressionante em um equipamento de som convencional, mas brilha ainda mais com um home theater dedicado.

Cena de Mad Max. (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Cena de Mad Max. (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

A trilha sonora intensa é combinada com um design de som de qualidade em especial nas lonas cenas de perseguição sobre rodas, com veículos de todos os tamanhos e muitas explosões ao lado do ronco dos motores. Destaque para o guitarrista com um lança-chamas, que é bem maneiro.

3. Interstelar

A produção de ficção científica dirigida por Christopher Nolan traz Matthew McConaughey como um ex-piloto da NASA que precisa voltar ao cargo para uma nova missão secreta e importante para o futuro da humanidade. A trama toma rumos inesperados nesse filme de quase 3 horas de duração que levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2014, mas foi indicado também nas categorias de áudio.

Cena de Interestelar. (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)
Cena de Interestelar. (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

Interestelar conta com uma trilha imersiva de Hans Zimmer, que casa perfeitamente com as cenas ao adotar tons mais tensos ou épicos. Ela é alternada com os sons mecânicos de naves ou foguetes, que “quebram” longos períodos de silêncio e fazem valer o investimento em um equipamento de ponta.

4. Um Lugar Silencioso

O filme de terror Um Lugar Silencioso se destaca pelo uso pontual e moderado de som. O áudio aqui é calculado e, quando entra em evidência, gera bastante impacto e faz cada ruído ser ainda mais estrondoso do que a realidade.

ANUNCIO
Cena de Um Lugar Silencioso. (Imagem: Reprodução/Netflix)
Cena de Um Lugar Silencioso. (Imagem: Reprodução/Netflix)

Dirigido e estrelado por John Krasinski (o Jim de The Office), o longa-metragem mostra o drama de uma família que tenta sobreviver em um cenário pós-apocalíptico, dominado por criaturas atraídas pelo som que invadiram o planeta.

5. Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga (ou Baby Driver, no título original em inglês) é um raro exemplar de um filme que integra de forma dinâmica uma trilha sonora de qualidade com acontecimentos da trama. Na maioria das vezes, as canções são ouvidas pelo protagonista ou em um sistema de som em cena.

Ansel Egort em Em Ritmo de Fuga. (Imagem: Reprodução/Netflix)
Ansel Egort em Em Ritmo de Fuga. (Imagem: Reprodução/Netflix)

Com Ansel Egort, Lily James e Jamie Foxx no elenco, a produção dirigida por Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o Mundo) conta a história do jovem Baby, que atua como motorista de fuga de criminosos e está em seu último trabalho no mundo da ilegalidade.

6. Ford v Ferrari

Ford v Ferrari aproveita ao máximo o ambiente do automobilismo e, ao menos pelo tratamento de som, traz a sensação de que você está mesmo no autódromo ou até no cockpit de um carro de corrida. O áudio é o destaque da produção, em especial durante as longas cenas de provas.

ANUNCIO
Ford v. Ferrari. (Imagem: Reprodução/Walt Disney Studios)
Ford v. Ferrari. (Imagem: Reprodução/Walt Disney Studios)

O filme é baseado em uma história real e mostra a rivalidade entre uma equipe formada por um designer de carros e um piloto contra a gigante italiana Ferrari durante a tradicional corrida de Le Mans no ano de 1966.

7. Blade Runner: O Caçador de Androides – The Final Cut

Nem só de filmes modernos vive uma boa experiência com um home theater. A chamada “Versão Final” do clássico Blade Runner: O Caçador de Androides (1982) é uma remasterização de respeito que eleva ainda mais a qualidade da produção.

Um dos pôsteres de Blade Runner. (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)
Um dos pôsteres de Blade Runner. (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

A trilha sonora futurista e os sons da cidade imaginada por Ridley Scott se destacam no longa-metragem, clássico da ficção-científica que retrata a busca de um investigador vivido por Harrison Ford por robôs humanoides em meio a uma crise existencial.

8. Stranger Things

Pode parecer estranho indicar Stranger Things, uma das produções originais mais populares da Netflix. Porém, essa é uma boa oportunidade para rever as temporadas já disponíveis antes da estreia do arco final de episódios.

Cena de Stranger Things. (Imagem: Reprodução/Netflix)
Cena de Stranger Things. (Imagem: Reprodução/Netflix)

Isso porque Stranger Things tem uma das melhores produções de som na plataforma, desde a trilha sonora tensa e empolgante aos ruídos emitidos pelas criaturas do mundo invertido.

9. Casa do Dragão

Spin-off de Game of Thrones, sucesso da HBO, Casa do Dragão mostra o passado da família Targaryen em uma era marcada não só por conflitos políticos, mas principalmente pela atuação dessas criaturas lendárias em batalhas.

Casa do Dragão (Imagem: Reprodução/HBO).
Casa do Dragão (Imagem: Reprodução/HBO).

Fora a abertura já icônica, a série traz efeitos sonoros de qualidade nas lutas e na presença dos dragões, com um rugido que impõe medo e respeito até em quem acompanha as batalhas pela televisão.

10. Mestres do Ar

Criada pela mesma equipe de Band of Brothers, Mestres do Ar é uma das séries recentes mais elogiadas da Apple TV+, plataforma que costuma se destacar pela qualidade de som e fotografia em suas produções.

Mestres do Ar. (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Mestres do Ar. (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

Essa série mostra as missões e os desafios de uma divisão de aviadores na Segunda Guerra Mundial, com confrontos de tirar o fôlego — ainda melhores pelo áudio de primeira — e foco na emoção vivida pelos personagens.

E aí, qual filme ou série você considera ideal para testar um home theater e soundbar? Comente nas redes sociais do TecMundo e do Minha Série!

ANUNCIO

Deixe um comentário