A Google anunciou nesta quinta-feira (31) uma série de adições para o Google Maps no Brasil. A plataforma de localização e navegação ficou mais completa, em especial graças a novas ferramentas de inteligência artificial (IA).
A Google integrou de forma oficial a plataforma Gemini ao Maps. Entre as novas possibilidades, é possível pedir recomendações mais complexas sobre locais e rotas ao serviço — como “coisas para fazer com amigos à noite”., por exemplo
O Gemini no Maps.Fonte: Google
A partir de perguntas rápidas e objetivas para a IA, você também fica sabendo de detalhes sobre um ambiente, como se ele tem estacionamento ou é ao ar livre, por exemplo. Além disso, agora o Gemini cria uma avaliação resumida que condensa os principais argumentos dos usuários que visitaram um local e comentaram sobre ele no Maps.
Outra novidade é a integração do Gemini com o Google Earth, para “ajudar empresas e pesquisadores a entender o mundo de novas maneiras” com novas ferramentas.
Por fim, o recurso Visualização Imersiva, que permite ao usuário “ver como são estádios, parques e rotas usando IA“, será expandido a mais de 150 cidades globalmente, além de receber atualizações com maior frequência.
O modo de visualização imersiva.Fonte: Google
Segundo a Google, essas funções de IA “começaram a ser lançadas nos Estados Unidos para Android e iOS esta semana” e chegam para outras localidades no máximo “nos próximos meses“.
Mais novidades para dirigir usando o Maps
A nova atualização do Google Maps também facilita que você adicione paradas em sua viagem durante o planejamento prévio da rota — a plataforma passa a exibir “os principais pontos turísticos, atrações, paisagens naturais e opções gastronômicas” para ajudar você a planejar um trajeto.
A nova navegação aprimorada também passará a mostrar faixas, faixas de pedestres e placas de trânsito claramente no mapa, além de melhorar a indicação de qual faixa você deve ocupar para fazer uma curva, por exemplo.
Novas formas de interação com o app.Fonte: Google Maps
Para trajetos com dificuldades, motoristas poderão “ver e reportar” perturbações climáticas que envolvam elementos como alagamentos ou baixa visibilidade, por exemplo.
A Google também passa a mostrar estacionamentos próximos e pode até ajudar você a guardar a exata localização do local onde você parou via GPS e Street View.
Esses recursos “começarão a ser lançadas globalmente para Android e iOS na próxima semana“, enquanto a navegação aprimorada está marcada para chegar “no próximo mês” em mais de 30 áreas metropolitanas, com expansão gradual.