A plataforma de vídeos YouTube não está trabalhando em um novo design “clean” para a página inicial do serviço. O serviço negou que uma imagem circulando nos últimos dias por redes sociais mostrando o suposto visual experimental seja verdadeira.
Tudo começou com uma imagem postada pelo usuário VidIQ na rede social X, o antigo Twitter, e republicada por perfis de grande alcance como o Dexerto. Na ilustração, é possível ver a página inicial do YouTube com algumas ausências importantes, incluindo a quantidade de visualizações e a data de envio.
O falso “visual em fase de testes” do YouTube.Fonte: Dexerto/X
Segundo o rumor, esse seria um teste do YouTube para um novo layout da página — algo que de fato poderia acontecer, já que o serviço faz com frequência experimentos com grupos limitados de usuários.
Porém, a própria equipe do YouTube foi ao X desmentir a informação. Segundo a plataforma, essa interface até pode aparecer, mas só caso o usuário instale certas extensões não oficiais para o navegador.
@Dexerto Jumping in here to clarify that this may happen if viewers are watching YouTube with certain browser extensions enabled. If they disable extensions and still encounter this homepage experience, they can submit a report here & we’ll investigate: https://t.co/7ygPcy5PyM
— TeamYouTube (@TeamYouTube) October 29, 2024
“Entrando aqui para esclarecer que isso pode acontecer se os espectadores estiverem assistindo ao YouTube com certas extensões de navegador habilitadas. Se eles desabilitarem as extensões e ainda encontrarem essa experiência na página inicial, eles podem enviar um relatório aqui e nós investigaremos”, diz a mensagem do perfil oficial.
O que o YouTube realmente está testando
Apesar de negar a veracidade da imagem que viralizou, o YouTube segue lançando e testando recursos tanto para a versão web quanto no aplicativo para dispositivos móveis.
A plataforma recentemente apresentou uma versão repaginada do miniplayer, além de novos controles de velocidade e timer. Ela também tem alterado a forma de exibição de publicidade, com anúncios até mesmo quando você pausa um vídeo.
Além disso, ela aumentou a duração máxima dos vídeos no formato Shorts para até 3 minutos e passou a oferecer respostas prontas para donos de canais usando inteligência artificial (IA).