O Dia das Bruxas é uma das mais importantes datas mais representativas do e tem uma força cultural imensa, chegando até nós por filmes, séries, desenhos, games, e muito mais. Porém, no mundo real os verdadeiros monstros são aqueles que quebram seu smartphone após um longo dia de trabalho.
Pensando neste Halloween, comemorado nesta sexta-feira (31), o TecMundo separou 7 problemas sobrenaturais que afetam o mundo da tecnologia e vão dar calafrios até mesmo no mais corajoso usuário do Nokia tijolão.
1. Tela azul
Por mais que o sangue seja representado no Halloween como um sinal de perigo, o azul carrega um aviso de temor aos usuários do Windows. Quem nunca se assustou com a famosa tela azul do Windows que atire a primeira pedra, afinal de contas é simplesmente horripilante ter seu trabalho ou estudo interrompido por conta de problemas no computador.
A tela azul da morte pode ser causada por um Windows corrompido, alguma peça com defeito, problemas na atualização do PC, etc. (Imagem: Reprodução)Fonte: Reprodução
Muito temida, a Tela Azul da Morte muitas vezes pode ser até benéfica para o usuário. Além de mostrar a fatídica carinha triste, o sistema pode mostrar um código ou mensagem de texto relatando qual é o erro que está atrapalhando o funcionamento da máquina. Antes uma tela azul do que o cheiro de queimado saindo do PC.
2. Impressora
A existência de entidades metafísicas é um debate constante em diversas religiões e já foi palco para obras-primas como em O Exorcista. No entanto, há uma entidade eletrônica e maligna capaz de fazer até o Pazuzu pedir perdão pelos seus pecados: a impressora. Tão imprevisíveis quanto um tsunami, esses periféricos são a personificação do mal no mundo da tecnologia.
Tentar compreender a lógica de funcionamento desses produtos é algo tão complexo que pode transformar um homem bom em louco. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
É difícil precisar erros nas impressoras, mas as situações mais normais envolvem problemas com o cabo, drivers desatualizados, cartuchos vazios ou com algum tipo de trava de segurança.
Seja para imprimir um documento, um comprovante do banco, um trabalho da faculdade ou um projeto para entregar para o seu chefe, a impressora estará lá para infernizar sua vida.
3. Fone de ouvido funcionando só de um lado
Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, o mal é “uma ausência ou falta do que deveria ser”. Em outras palavras, o teólogo define o mal como uma privação e não há privação maior do que um fone de ouvido que só funciona de um lado.
O problema pode acontecer por motivos como: problemas no fio, falta de atualização, pouca bateria (no caso de um Bluetooth, por exemplo) ou o fim de ciclo de um produto de qualidade extremamente duvidosa.
O fone que funciona apenas em uma de suas partes pode causar uma dor inimaginável quando você está voltando para casa cansado após um longo dia de trabalho e quer apenas ouvir uma música para relaxar.
Contudo, enquanto um dos ouvidos recebe a agradável melodia o outro é obrigado a escutar alguém tocando Legião Urbana pela milésima vez no vagão do metrô.
4. Celular caindo no vaso
Embora seja raro, deixar o celular cair no vaso sanitário é algo que pode ocorrer até mesmo com os usuários mais atentos. Se você tiver sorte, o aparelho apenas ficará molhado e com um cheiro esquisito, mas se você já tiver feito o número dois terá uma surpresa nada agradável.
Lembre-se de lavar bem o celular antes de voltar a usar o aparelho. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Inclusive, muito se discute sobre o que fazer quando o smartphone cai na privada ou piscina. Muitos recomendam deixar o dispositivo em um pote cheio de arroz para diminuir a umidade, mas dependendo das condições da privada o ideal pode ser comprar um aparelho novo.
5. Tela vermelha no PS2
Se você jogou videogame nos anos 2000 já deve ter ouvido falar ou vivido a terrível tela vermelha do PlayStation 2. Ao inserir um disco, provavelmente pirata, arranhado ou que tivesse dados de outra região, o PS2 não inicializava corretamente e mostrava uma tela vermelha assustadora que parecia uma viagem sem volta ao purgatório.
Como boa parte dos discos de jogos brasileiros não eram originais, uma estratégia usada era retirar o disco do console e limpá-lo com um pouco de água, detergente ou até pasta de dente na esperança de resolver o problema. Embora isso funcionasse às vezes, a tela vermelha da morte traumatizou uma geração inteira.
Na maior parte, a Tela Vermelha da Morte era realmente causada por problemas nos discos. (Imagem: Reprodução)Fonte: Reprodução
6. WhatsApp clonado
Receber mensagens daquele tio sumido pedindo dinheiro pode não ser tão anormal assim, mas as coisas ficam estranhas quando sua vó te manda mensagem no WhatsApp pedindo um Pix. Sim, a clonagem do WhatsApp é um problema que tem afetado cada vez mais pessoas, que na maioria das vezes nem sabem que tiveram suas contas clonadas por criminosos.
Embora muitas vezes seja até simples descobrir que há uma conta falsa fingindo ser alguém te pedindo dinheiro, é comum que idosos caiam nesse tipo de golpe aterrorizante. Se até mesmo o técnico da Seleção Brasileira de futebol, Dorival Júnior, teve o WhatsApp clonado com direito a pedir dinheiro ao Galvão Bueno, então é bom você cuidar bem da segurança do seu celular para não se tornar mais uma vítima desse monstro bastante real.
Pior que o WhatsApp clonado é quando alguém de verdade te pede dinheiro emprestado e você sabe que nunca mais verá essa quantia. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
7. Celular com 5% de bateria
Por fim, chegamos em uma das situações mais desesperadoras que podem ocorrer com qualquer pessoa: o celular com pouca bateria — sim, estou falando com vocês donos de iPhone.
Por mais que seja brincadeira, aqueles últimos 5% de carga podem se transformar em um pesadelo se você está voltando de algum lugar à noite e não pode pedir um transporte via aplicativo ou ligar para um parente se necessário.
Também é sempre válido andar com um carregador na mochila, mesmo que tenha potência reduzida. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Esse tipo de situação pavorosa pode ser contornada ao escolher smartphones com muita capacidade de bateria. Além disso, investir em power banks, ou seja, aqueles baterias portáteis, pode literalmente salvar a sua pele em situações extremas.
E aí, o que achou dessa horripilante lista dos pesadelos tecnológicos para o Dia das Bruxas? Não esqueça de guardar bem suas senhas, sempre andar com uma bateria extra, nunca clicar em links suspeitos em seu e-mail e exorcizar sua impressora.
Para mais dicas de tecnologia, basta ficar ligado no TecMundo e em suas redes sociais: X (Twitter), Instagram, Facebook, YouTube e Threads.