ANUNCIO

Cientistas desenvolvem sistema que resgata ‘músicas dos sonhos’

ANUNCIO

Um novo sistema em desenvolvimento promete gravar músicas “tocadas” nos sonhos. O projeto é realizada por pesquisadores do REMspace, instituição que fazia parte do Centro de Investigações Phase, da Rússia.

O portal Science Alert informa que os cientistas criaram um sistema que decodifica, por meio de movimentos de braço, uma melodia do sonho e a transforma em uma melodia real.

No entanto, esse processo é possível apenas no sonho lúcido, ou seja, aquele em que a pessoa está consciente de seu sonho enquanto dorme.

ANUNCIO
Um dos participantes do teste e seus sinais de resposta | Foto: Reprodução/Raduga et al./Dreaming

“Quatro praticantes de sonhos lúcidos foram treinados para tocar ritmos musicais, tensionando os músculos dos braços, que tinham sensores eletromiográficos (EMG)”, disseram os pesquisadores, no estudo artigo publicado na revista Dreaming.

Leia também: “Mulher decide doar corpo à ciência: ‘Utilidade pública’”

“Depois, esses voluntários foram solicitados a induzir sonhos lúcidos e repetir a tarefa sob observação polissonográfica em laboratório”, continuaram os pesquisadores à frente do projeto.

ANUNCIO

Algumas “músicas dos sonhos” aprendidas

Os participantes aprenderam a tocar a canção We Will Rock You, do Queen, com movimentos das mãos enquanto ainda estavam acordados. Outros três conseguiram transmitir o mesmo ritmo durante um sonho lúcido.

O Science Alert explica que os sinais e os padrões haviam sido executados com um software personalizado para interpretar o ritmo e recriar a batida da música.

ANUNCIO

A experiência envolveu apenas um ritmo com duas notas, mas os investigadores dizem que as pessoas poderiam ser treinadas para tocar músicas mais complexas.

“Os resultados demonstram a prova de conceito para a transferência de melodias dos sonhos para a realidade”, escrevem os pesquisadores. “Três em cada quatro participantes completaram a tarefa experimental e, na maioria das tentativas, foram capazes de transmitir sons rítmicos de sonhos lúcidos.”

Leia também: “O mapa do cérebro”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição da Revista Oeste

Leia mais

ANUNCIO

Deixe um comentário