ANUNCIO

Herege: Entenda o final do filme de suspense da A24

ANUNCIO

Já chegou aos cinemas o mais novo filme de terror da A24: Herege. Estrelado por Hugh Grant, o longa entrega uma trama de terror psicológico repleta de diálogos que prometem colocar o cérebro para pensar.

Criado pela mente dos cineastas Scott Beck e Bryan Woods, Herege acompanha a história de duas jovens missionárias da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher), que batem à porta de um homem. Elas são recebidas por Mr. Reed (Grant), que inicialmente se mostra simpático com a visita.

Mas não demora para que o homem comece a fazer perguntas complexas às jovens, as deixando um tanto quanto desconfortáveis. Então, ele avisa que agora elas estão em um jogo perturbador e precisam fazer de tudo para escapar.

Herege é um filme que exige muita atenção aos diálogos para entender sua proposta, já que se trata de um terror psicológico que aborda um tema polêmico: a religião. Se você já assistiu ao longa e está buscando por mais explicações sobre o seu final, chegou ao lugar certo.

ANUNCIO

Confira a explicação que o Minha Série preparou para você entender melhor o final do filme Herege!

Herege: o que acontece no final do filme do terror?

Antes de entender o final do filme, vamos relembrar como tudo começa. Quando Barnes e Paxton chegam à casa de Mr. Reed, elas relutam para entrar, já que missionárias mulheres são proibidas de fazer isso se não há outra mulher presente no local. Porém, o homem as convence dizendo que sua esposa está na cozinha fazendo uma torta.

Na sala, eles conversam sobre religião em um geral e a fé dos mórmons, claro. Mas logo elas percebem que Reed mentiu sobre a existência de uma esposa. Elas tentam ir embora, mas descobrem que a porta foi trancada, precisando então falar com o homem sobre o desejo de sair de lá.

Herege já chegou aos cinemas de todo o Brasil
Herege já chegou aos cinemas de todo o Brasil

Mr. Reed, então, revela que elas estão em um jogo que vai ser tão perturbador para elas que a morte seria a melhor opção. Suas falas começam a ficar mais intensas, dizendo que as religiões existentes são todas derivadas uma da outra, e que ele descobriu qual é a verdadeira.

Então, ele diz às jovens que elas precisam escolher entre duas portas: uma chamada “crença” e outra “descrença”. Barnes diz à Paxton que elas não podem renunciar o que acreditam e a convence de que elas devem entrar na porta “crença”. Ambas as portas, no entanto, levam a um porão.

ANUNCIO

Lá, sozinhas, Barnes entrega um abridor de cartas para Paxton e a instrui a esfaquear Mr. Reed quando ele descer. Mas algo muito estranho acontece: uma mulher aparece no porão em completo estado cadavérico, e Reed diz que ela é uma profeta. No porão, essa mulher come uma torta envenenada e morre, com Reed jurando que ela vai ressuscitar e as jovens vão presenciar isso.

Quando ela supostamente volta à vida, conta às jovens o que presenciou do outro lado. A mulher diz apenas que “não é real”. Enquanto isso, um mórmon bate à porta de Reed procurando pelas garotas e elas tentam gritar para chamar a atenção de quem está fora da casa, mas sem sucesso.

Herege é um terror psicológico religioso
Herege é um terror psicológico religioso

Voltando ao porão, Barnes não acredita no que a mulher disse, e afirma que a experiência que ela teve não era de vida após a morte, mas sim de “quase morte”, algo que ela mesma já vivenciou. Paxton recebe o sinal para esfaquear Reed, mas o homem corta a garganta de Barnes antes.

Na sequência, ele corta o braço da jovem que está morrendo e remove um pedaço de metal. Ele conta à Paxton, então, que aquilo é um microchip e que o mundo em que elas vivem é uma simulação. A jovem rebate dizendo que o objeto, na verdade, é um implante anticoncepcional e que Reed está apenas tentando recuperar o controle.

ANUNCIO

A fala da suposta profeta, na verdade, era sobre os planos de controle de Reed e não sobre uma vida após a morte. Paxton logo teoriza que o corpo morto da mulher foi trocado por outra vítima em um momento de distração e que não houve ressurreição.

Final explicado de Herege

Mr. Reed confirma a teoria e a leva para um túnel onde está o corpo da mulher que comeu a torta envenenada. O local conta com várias mulheres enjauladas e, lá, ele diz à Paxton que ela está prestes a descobrir qual é a única religião verdadeira.

O homem segue em um discurso dizendo que a levou até ali porque conseguiu prever cada movimento dela, assim como fez com as outras vítimas, usando a fé como forma de controle. Logo, Paxton deduz que o objetivo do jogo era quebrar a fé das missionárias, provando que toda religião funciona a partir de um desejo de controle.

Paxton consegue atacar Reed com o abridor de cartas que pegou no porão, mas ele também consegue esfaqueá-la. Enquanto sangra, a jovem reza, deixando o homem ainda mais irritado. Barnes, no entanto, em seus poucos segundos de vida que restam, consegue matar Reed antes que ele faça isso com a amiga.

Os diretores fizeram anos de pesquisa para o filme
Os diretores fizeram anos de pesquisa para o filme

Paxton consegue escapar. Ao final, uma borboleta pousa em sua mão, o que também aconteceu ao início do filme. O fim fica aberto para interpretações, mas a explicação mais óbvia é que Barnes provou à Paxton que existe vida após a morte, já que ela disse que gostaria de reencarnar como uma borboleta.

Mas a cena final mostra que, na verdade, não há nenhuma borboleta ali e que esse momento não passou de um delírio de sua imaginação. A própria dupla de diretores de Herege dizem que a cena foi criada para que cada espectador tirasse sua própria conclusão.

Anos de preparação

Vale pontuar que a dupla de cineastas passou vários anos fazendo pesquisas sobre o tema do filme, o que justifica a trama ter muito mais diálogos intensos do que cenas de ação.  Em entrevista, Beck disse que muitos estúdios estavam interessados em produzir Herege, mas a maioria queria algo mais voltado ao horror em si.

Foi quando, então, eles escolheram ficar com a A24, pois a produtora já é conhecida por lançar filmes que provocam e instigam o público. Segundo Beck, o estúdio viu o roteiro e apoiou totalmente a sua produção.

Herege já pode ser assistido nos cinemas de todo o Brasil.

ANUNCIO

Deixe um comentário