Após anunciar (e cancelar) diversos projetos de filmes de Star Wars após a estreia de A Ascensão Skywalker, de 2019, a Disney anunciou esta semana uma nova direção para a série. O Deadline revelou que a empresa recrutou Simon Kinberg para escrever e produzir uma nova trilogia de longas em parceria com Kathleen Kennedy, chefe da Lucasfilm.
Embora não seja exatamente um nome conhecido pelos fãs, Kinberg tem um longo relacionamento com a saga e já se provou capaz de gerar muitos sucessos de audiência e público. No entanto, ainda não está claro se ele vai iniciar um novo capítulo na saga dos Skywalkers ou se vai ele trabalhar em spin-offs da história principal.
Recentemente, a Disney modificou seu calendário de 2026 e retirou uma vaga que pertencia a um filme
Quem é Simon Kinberg, responsável por uma nova trilogia Star Wars?
Os entusiastas mais atentos do universo de Star Wars provavelmente já viram o nome de Kinberg associado a Rebels, a animação de sucesso que foi exibida entre 2014 e 2018. Ele foi um dos cocriadores da produção junto a Dave Filoni e Carrie Beck, também tendo atuado como um consultou para Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.
Antes de se envolver com o universo criado por George Lucas, ele teve uma carreira extensa como produtor e roteirista de filmes de sucesso do universo Marvel. Na Fox, ele ajudou na criação de todos os filmes de X-Men e do elogiado Logan, além de ter produzido os dois primeiros longas-metragens do Deadpool.
Ele também esteve envolvido no filme mais recente do personagem, Deadpool & Wolverine, onde atuou como produtor-executivo. O nome de Kinberg também está associado ao filme Perdido em Marte, de Riddley Scott, ao longa de Sr e Sra. Smith, bem como à trilogia de filmes de Sherlock Holmes estrelada por Robert Downey Jr.
Em outras palavras, o novo responsável pelo universo de Star Wars já mostrou sua capacidade de entregar histórias coerentes e que são capazes de atrair o público para o formato de franquias. E parece ser justamente isso que a série vem precisando após as críticas direcionadas à Ascensão Skywalker e a muitos dos spin-offs que recebeu tanto nos cinemas quanto na Disney+.
Produtor ainda vai demorar a se dedicar à saga
Antes de se dedicar aos novos projetos, Kinberg vai trabalhar para a Paramount como o produtor da nova adaptação de O Concorrente, livro escrito por Stephen King sob um pseudônimo em 1982. O projeto terá direção de Edgar Wright e conta com nomes como Glen Powell, Josh Brolin, Emilia Jones, William H. Macy e Lee Pace em seu elenco.
Um profissional bastante requisitado, ele também está envolvido com o novo filme de Star Trek dirigido por Toby Haynes, cujos roteiros estão sendo desenvolvidos atualmente por Seth Grahame-Smith. Com isso, ele repete de certa forma o histórico de J.J. Abrams, que também marcou a história de duas das franquias de ficção mais famosas do mundo.