A FromSoftware é, indiscutivelmente, um dos estúdios mais aclamados da atualidade — e seu catálogo com grandes clássicos dos videogames não nos deixa mentir. Agora, ao que parece, a Sony estaria supostamente negociando a compra da Kadokawa Corporation, que é dona da aclamada desenvolvedora japonesa.
Isso mesmo, se as informações da Reuters estiverem corretas, a Sony está em processo para adquirir a Kadokawa — o que, consequentemente, poderia tornar a FromSoftware um estúdio da PlayStation. Segundo o veículo, se as negociações forem bem-sucedidas, um acordo pode ser fechado já nas próximas semanas.
Ambas as empresas foram procuradas pela Reuters, mas nenhuma delas comentou os rumores da compra — o que, certamente, levanta ainda mais suspeitas. Vale lembrar que a Sony possui participação de 2% na Kadokawa atualmente.
Kadokawa tem participação majoritária na FromSoftware
Se você não conhece, a Kadokawa Corporation é um conglomerado de mídia japonês que possui diversas empresas especializadas em publicação de livros, mangás, filmes, vendas de DVDs e mídia cruzada no geral.
A gigante japonesa também possui uma participação majoritária na FromSoftware — estúdio por trás de grandes clássicos instantâneos como Elden Ring, Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice e Dark Souls. Portanto, se a aquisição da Kadokawa for bem-sucedida, consequentemente a Sony pode ser dona do estúdio e de todo o seu icônico portfólio.
Vale lembrar que a Kadokawa também é dona indireta de outros grandes estúdios japoneses, como a Spike Chunsoft, responsável por Dragon Ball: Sparking Zero, e a Acquire, de Octopath Traveler, Octopath Traveler II e Mario & Lugi: Brothership.
Com os rumores da aquisição da Kadokawa pela Sony, o mercado reagiu rapidamente durante a noite. Segundo a apuração, o preço das ações da empresa disparou com as especulações e fechou com um aumento de 23% — seu maior valor histórico registrado até o momento.
Se aquisição da Kadokawa se concretizar, PlayStation será casa de grandes jogos
Claro, vale lembrar que, até o momento, nada foi confirmado oficialmente por nenhuma das empresas — então trate o texto com cautela. No entanto, caso a Sony realmente consiga adquirir a Kadokawa, a PlayStation pode se tornar dona de um catálogo de muito respeito da FromSoftware.
A FomSoftware é uma das responsáveis pela criação e popularização do soulslike, tendo a própria estabelecido muitas das regras de game design para o gênero. Demon’s Souls, Armored Core, Dark Souls e Bloodborne são apenas alguns dos grandes nomes da casa.
Claro, também temos dois canecos de GOTY no estúdio japonês: Sekiro, de 2019, e Elden Ring, de 2022. Este último, inclusive, pode concretizar um feito histórico com o DLC Shadow of the Erdtree — que está concorrendo na categoria de jogo do ano em 2024.
Qual sua opinião sobre a aquisição da Kadokawa pela Sony? Comente nas redes sociais do Voxel!