A sequência de Gladiador chegou aos cinemas de todo o mundo nesta semana, duas décadas após o lançamento do original protagonizado por Russell Crowe.
A continuação se passa vinte anos depois dos eventos vistos nos primeiro filme e agora acompanha Lucius, filho de Lucilla e Maximus, interpretado por Paul Mescal (Normal People).
Depois de ser mandado para longe, ele cresce em uma terra ainda livre do Império Romano, mas tudo muda quando o exército do general romano Marcus Acacius (Pedro Pascal) “conquista” a região e faz dele e de outros nativos prisioneiros.
O protagonista chama a atenção de Macrinus, um ex-escravo que investe em gladiadores para fazer fortuna e ganhar espaço no Império. Após ser comprado por Macrinus, Lucius vai até o Coliseu batalhar e se vingar do general.
Com pouco menos de 2h30, o longa ainda termina com um gancho para uma possível continuação. Entenda abaixo o desfecho de Gladiador 2!
Entenda o final de Gladiador 2
Nos momentos finais do filme, enquanto o exército de Acacius se aproxima para tomar o Império Romano, Lucius consegue matar Macrinus após uma batalha sangrenta.
Em frente ao exército e aos romanos, o protagonista faz um discurso sobre livrar o Império da tirania e da corrupção, assim como o seu avó Marco Aurélio acreditava, a chamada Roma dos Sonhos. Tanto os rebeldes quanto os romanos aceitam e o filme deixa claro que, com isso, uma nova era começará.
Na cena final, Lucius aparece voltando para o Coliseu já de noite. Ele pega um punhado de areia da arena e pede para que Maximus, seu pai, fale com ele. Nesse momento, aparece a cena clássica do personagem de Russell Crowe andando pelo campo de trigo (que sempre aparecia no primeiro filme).
Esse desfecho foi mais uma forma de relembrar e honrar o legado de Maximus no filme. Quando Lucius pede para que o pai fale com ele, é como se estivesse pedindo um conselho de como seguir nos momentos difíceis que viriam – e, claro, mantendo os mesmos valores de Maximus, que também acreditava na “Roma dos Sonhos”.
O filme acaba aí, deixando brecha para uma possível continuação. Vale lembrar que o diretor Ridley Scott já confirmou que vem trabalhando no roteiro do terceiro filme de Gladiador.
Segundo ele, porém, a história seria longe do Coliseu e das lutas, focando mais nas intrigas políticas após os eventos mostrados no segundo longa.
Assista Gladiador no Prime Video
É fã da franquia Gladiador e quer relembrar o primeiro filme? Então aproveite 30 dias de teste grátis de Prime Video e confira essas e muitas outras produções em seu catálogo!