Diretor de A Forma da Água (2017) e Pinóquio (2022), Guilhermo Del Toro trabalhou em um filme cancelado de Star Wars sobre o vilão Jabba, o Hutt. O cineasta falou sobre o projeto em uma sessão de perguntas e respostas do site Collider.
A produção contaria a “ascensão e queda” do famoso senhor do crime de Tatooine, planeta natal de Anakin e Luke Skywalker. Entretanto, segundo o diretor, a Lucasfilm optou por não seguir com o projeto.
“Estávamos fazendo muitas coisas e, como não era minha propriedade e não era o meu dinheiro, foram feitos mais de 30 roteiros. Às vezes fico triste, às vezes não. Mas sempre olho para minha equipe e digo ‘Bom treino pessoal. Projetamos um grande mundo com ótimos conceitos’”, disse o diretor.
O vilão Jabba, o Hutt no filme Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983).Fonte: Lucasfilm/Reprodução
Apesar do cancelamento do filme de Star Wars, Del Toro revelou não ter ressentimentos com a Lucasfilm. Aos 59 anos, o consagrado diretor cita que o projeto serviu como um grande aprendizado.
“Você nunca pode ser ingrato com a vida. O que quer que a vida lhe envie, há algo a ser aprendido. Quando algo não acontece, pergunto: ‘Por quê?’ e tento dialogar comigo mesmo”, declarou.
Essa não é a primeira vez que os fãs de Star Wars ficam sabendo sobre o filme cancelado de Jabba, o Hutt. No mês passado, o roteirista David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas) falou brevemente sobre o projeto no podcast Happy, Sad, Confused.
Segundo ele, esse era um dos diversos projetos que estavam em desenvolvimento pela Lucasfilm e a produção tinha um ótimo roteiro. Dias depois, Del Toro compartilhou o corte e confirmou a história na rede social X (antigo Twitter).
Em 2018, Guilhermo Del Toro ganhou dois Oscars por A Forma da Água (2017).Fonte: IMDb/Reprodução
Sucesso em outros projetos
Tanto Del Toro quanto Goyer não revelaram em que ano ocorreu a pré-produção do filme cancelado de Star Wars. Entretanto, isso não atrapalhou a carreira do diretor em Hollywood.
Nos últimos cinco anos, o cineasta mexicano ganhou três Oscars. Foram duas estatuetas por A Forma da Água (Melhor Filme e Melhor Diretor em 2018) e uma estatueta por Pinóquio (Melhor Animação em 2023).
Vale citar que o personagem Jabba, o Hutt apareceu pela primeira vez em Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983). Além de uma breve aparição em Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), o senhor do crime de Tatooine esteve na animação Clone Wars.