A sexta-feira 6 será de tempestades sobre boa parte do país. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alertas em todas as cinco regiões do Brasil por causa dos grandes volumes de chuva.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
A área que mais requer atenção, conforme o Inmet, é a Região Sul. Isso porque é a única a contar com alerta laranja, de perigo, por causa das tempestades. Os demais avisos do dia aparecem na cor amarela, de perigo potencial.
A faixa que, em geral, engloba a metade norte do Rio Grande do Sul e a metade sul de Santa Catarina deve contabilizar acumulados de até 100 mm até o fim da noite desta sexta-feira. Além disso, há o risco de queda de granizo e de ventos de até 100 km/h.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informa o Inmet.
Ainda no Sul, há, também com prazo para o fim da noite de hoje, o alerta amarelo sobre o restante de Santa Catarina e a metade sul do Paraná. A cor do aviso muda devido ao menor volume de acumulados no período (até 50 mm) e menos intensidade das rajadas de vento (até 60 km/h).
Alerta amarelo de tempestades também na faixa que vai do Sudeste ao Centro-Oeste. Passa, a saber, pelo Distrito Federal e por quatro Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Nessa parte do Brasil, a previsão é de que o temporal ocorra até as 10 horas de hoje.
As tempestades não são, contudo, os únicos alertas que constam na previsão do tempo desta sexta-feira do Inmet. De acordo com a meteorologia, haverá chuvas intensas até as 10 horas da manhã de hoje em dois pontos do país. O primeiro, por exemplo, pega somente parte do Amazonas, especificamente aquela conhecida como “cabeça do cachorro”. Já o segundo aviso afeta as seguintes unidades federativas:
- Paraná (leste, centro e norte);
- São Paulo (com exceção ao extremo oeste);
- Rio de Janeiro (metade sul);
- Minas Gerais (sul, Triângulo e norte);
- Espírito Santo (metade norte);
- Bahia (sul e oeste);
- Tocantins (metade sul);
- Goiás (norte, oeste e parte do sul); e
- Mato Grosso (leste).
Há, por fim, dois alertas que pegam apenas áreas do Nordeste. Nesse sentido, a onda de calor deve prevalecer até o fim da tarde de hoje na faixa que engloba o noroeste baiano, o sul piauiense e o sul maranhense. Já o alerta de baixa umidade vai afetar, até as 20 horas desta sexta, todos os nove Estados nordestinos — principalmente a parte que está inserida nos biomas caatinga e cerrado.
Leia também: “Menos chuva, mais fogo”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste