A Apple lançou o iOS 17.0.3 para os donos de iPhones nesta quarta-feira (4). Em destaque, a atualização corrige o problema de superaquecimento visto com frequência em aparelhos iPhone 15 Pro nas últimas semanas.
Os dispositivos compatíveis com o sistema operacional já podem baixar o arquivo disponível over-the-air (versão 21A360). Para isso, basta seguir o seguinte caminho: Ajustes > Geral > Atualização de Software.
Bug do iOS 17 fez alguns iPhone 15 Pro atingirem até 50ºC de temperatura.Fonte: Apple/Divulgação
A versão anterior do iOS 17 chegou com um bug que causa superaquecimento nos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Diversos usuários relataram que os aparelhos recém-lançados atingiam altas temperaturas ao ponto de desligarem sozinhos.
Na semana passada, a Apple afirmou estar ciente do problema. Certos apps de terceiros, como o Instagram e o Uber, geravam sobrecarga no chip A17 Pro e, por consequência, prejudicavam a dissipação de calor dos dispositivos.
Além da atualização do iOS 17 lançada nesta quarta-feira (4), a Apple revelou estar trabalhando para otimizar os apps que causaram problemas de aquecimento.
Apple não pretende alterar o desempenho do chip A17 Pro.Fonte: Apple/Divulgação
Segundo o analista Ming-Chi Kuo, o superaquecimento do iPhone 15 Pro não teria relação com o design térmico da nova estrutura de titânio. Com isso, a solução seria realizar um ajuste de desempenho do processador.
Do outro lado, a Apple afirmou que não pretende alterar a performance do chip A17 Pro. A empresa diz que o design em titânio e alumínio do iPhone 15 Pro oferece melhor dissipação de calor comparado ao corpo em aço inoxidável das gerações passadas.
Outros detalhes do iOS 17.0.3
Além do iOS 17.0.3 para iPhone, a Apple também disponibilizou o iPadOS 17.0.3 para os donos de iPads. Em especial, as duas atualizações de sistema operacional corrigem uma vulnerabilidade de kernel que poderia conceder privilégios aos invasores.
Segundo a fabricante, essa falha de segurança foi explorada em versões anteriores dos softwares até o iOS 16.6. Então, os recentes updates corrigem a brecha que poderia ser usada novamente por agentes externos.