Muitas pessoas buscam constantemente alcançar o famoso corpo perfeito, um ideal muitas vezes moldado por padrões de beleza pela sociedade e pela mídia. Essa busca incansável leva muitos indivíduos a enfrentar longas horas de sofrimento na academia e a seguir dietas rigorosas.
A pressão para atingir um corpo perfeito pode ter sérias repercussões na saúde física e mental. O excesso de exercícios sem descanso adequado pode levar a lesões, esgotamento e até transtornos alimentares. As dietas extremamente restritivas podem causar deficiências nutricionais e desencadear uma relação prejudicial com a comida.
No entanto, no meio de tudo isso, há quem tenha realmente a necessidade de diminuir o peso, a fim de ter uma vida com mais saúde e um bom funcionamento do corpo. Em um mundo constantemente acelerado, muitas pessoas acabam optando por comer comidas rápidas, devido à correria, e isso contribui para o aumento de peso.
Nesses momentos, praticar exercício físico oferece uma série de benefícios inestimáveis para o corpo e a mente. Além de melhorar a saúde cardiovascular e fortalecer músculos e ossos, o exercício aumenta a energia, reduz o estresse e a ansiedade.
Ele também promove a liberação de endorfinas, o que eleva o humor e a sensação de bem-estar. A prática regular de exercício físico ajuda a manter um peso saudável, reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e melhora a qualidade do sono.
Em resumo, o exercício é um investimento significativo na saúde global. Mas será que há um horário específico para fazer exercícios e ter melhores resultados? Isso é o que vamos descobrir!
Qual é o melhor horário para praticar exercícios e ter mais resultados?
Foto: Freepik
Em uma pesquisa conduzida por estudiosos da Politécnica de Hong Kong, em colaboração com instituições como a Franklin Pierce e a Universidade Estadual do Arizona, foi possível obter informações relevantes sobre o horário ideal para a prática de exercício físico com maior perda de peso.
O estudo indicou que os melhores momentos para se exercitar são às 7h e às 9h da manhã. Esses horários se destacam devido aos benefícios, como o aumento do metabolismo matinal, a otimização da queima de calorias e a regulação dos ritmos circadianos.
Além disso, foi percebido, durante a pesquisa, que pessoas com costume de praticar exercícios pela manhã conseguiam ter índices mais reduzidos no nível de gordura.
Sem mencionar que as pessoas desse grupo não ingeriam grandes quantidades de calorias ao longo do dia. Leia um trecho do que disse Tongyu Ma, um dos nomes envolvidos no estudo:
“Minha sugestão cautelosa deste estudo é que se escolhermos fazer exercícios de manhã cedo, antes de comer, podemos potencialmente perder mais peso em comparação com exercícios em outros horários do dia.”
No entanto, há algumas questões que ainda precisam ser analisadas sobre o assunto, uma vez que um grupo reduzido de pessoas foi selecionado para se exercitar no período da manhã, os quais eram mais velhos em relação aos outros participantes da pesquisa.