O NFC é uma modalidade de pagamento que tem se popularizado no Brasil e avançado em situações que, até então, eram dominadas pela utilização de cartões de débito e crédito.
O que pouca gente sabe, no entanto, é que o uso dessa tecnologia não se restringe ao universo dos pagamentos. Ela pode ser empregada em outros tipos de atividades diárias.
Surgimento
Antes de mais nada, é válido fazer um retrospecto sobre o surgimento do NFC, ou Near Field Communication, que significa “Comunicação em Campo Próximo”.
Esse método foi criado e desenvolvido, a princípio, pelas gigantes Sony e Phillips. Ele consiste na comunicação por aproximação entre dois dispositivos eletrônicos compatíveis, ou seja, eles podem trocar dados a partir de uma pequena distância ou contato direto.
O processo de comunicação é considerado rápido e seguro, pois o NFC restringe o alcance de frequências e a troca de dados a uma distância de até 10 centímetros apenas.
Outro aspecto importante a ser mencionado é que uma das fontes (ativa) absorve dados da fonte passiva. Com isso, outros dispositivos próximos não podem acessar as informações contidas nesses aparelhos. Trata-se de uma comunicação restrita.
Muito além dos pagamentos
Agora que você sabe do que se trata e como funciona o NFC, vamos mostrar abaixo algumas funções dessa tecnologia que ultrapassam a questão do pagamento. Veja.
Compartilhamento de cartões de visita
O aprimoramento da função também atingiu os cartões de visita tradicionais. Por meio do NFC, é possível produzir cartões interativos utilizando as tags e aproveitar da transferência ágil de informações para enviá-los para contatos e pessoas cujos dispositivos também utilizam a tecnologia.
Celular como Hotspot
Outra função possível está relacionada à transformação do celular em um hotspot. Para isso, fixe uma tag NFC em seu notebook ou tablet e configure o smartphone para ativar o ponto de acesso WiFi quando estiver próximo dos demais aparelhos.
Essa mudança possibilitará o uso de uma rede de conexão sem fio privada que possa ser ativada com agilidade. Um exemplo de aplicativo que ajuda nesse processo é o NFC Tools, que possui uma série de ferramentas baseadas nessa tecnologia.
Enviar ingressos de shows e festas
Uma outra forma de uso consiste em utilizar o NFC para transportar ingressos de eventos. Essa prática tem se tornado cada vez mais recorrente. A edição de 2022 do Rock in Rio, por exemplo, começou a extinguir os ingressos de papel e migrou para os bilhetes com suporte de NFC.