Muitas pessoas têm o hábito de, antes de dormir, conectar seus celulares para recarregar durante toda a noite. Essa prática é comum, mas é importante entender seus efeitos. Isso porque deixar o celular conectado por horas extras pode acabar desenvolvendo alguns problemas em relação à bateria do dispositivo.
De acordo com informações disponibilizadas pela Apple, não é recomendável deixar os aparelhos a noite toda carregando, pois é uma prática que pode pôr em risco os próprios usuários.
Por essa razão, se colocar o celular para carregar durante a noite é um de seus hábitos, é melhor começá-lo a deixar de lado se quiser que seu dispositivo dure mais. Saiba mais sobre os riscos a seguir.
Foto: pvproductions/Freepik
Quais são os riscos, de acordo com a Apple?
Apesar de a prática ser habitual por não haver muitos relatos de acidentes durante o período de carregamento noturno, a própria empresa veio a público para aconselhar os usuários a respeito dessa prática.
Celulares podem acabar explodindo e pegando fogo, como já visto em reportagens. E é exatamente essa a maior preocupação dos desenvolvedores do iPhone. Isso porque, enquanto as pessoas estão dormindo, é possível que o celular superaqueça e acabe pegando fogo ou gerando fumaça.
Se isso acontecer enquanto as pessoas daquela residência estiverem dormindo, é possível que elas acordem quando for tarde demais para conseguir controlar um eventual incêndio.
E se deixar o celular carregando a noite toda já é um grande erro, imagine deixá-lo carregando embaixo do seu travesseiro? Esse é, sem dúvida, outro erro que pode gerar sérias consequências aos seus praticantes, inclusive fatalidades.
Dicas para um carregamento seguro
Por isso, a seguir, você encontrará dicas para não correr nenhum risco ao recarregar a bateria do seu smartphone:
-
use carregadores e cabos originais, pois carregadores de baixa qualidade podem causar problemas;
-
local de carregamento adequado: evite carregar o iPhone em locais quentes ou abafados, como embaixo do travesseiro, sob a luz do Sol ou próximo a fontes de calor;
-
retire as capinhas protetoras durante o carregamento, pois elas podem reter calor e causar superaquecimento;
-
evite uso intenso enquanto carrega, como utilizar aplicativos pesados ou jogar enquanto o celular está carregando, uma vez que isso pode aumentar a temperatura do aparelho;
-
não cubra o celular com objetos enquanto ele estiver carregando, pois isso também pode causar problemas de superaquecimento.