ANUNCIO

Usuários do LastPass terão que adotar senha mestra de 12 caracteres

ANUNCIO

Todos os usuários do LastPass terão que usar uma senha mestra com no mínimo 12 caracteres, conforme anunciou a plataforma na última terça-feira (2). A atualização visaa reforçar a segurança dos dados armazenados no serviço contra ataques cibernéticos.

A exigência em relação ao uso de uma senha maior e mais forte já existia desde abril do ano passado, com os novos usuários sendo obrigados a adotar esse tipo de proteção. No entanto, quem criou uma conta no gerenciador antes disso ainda pode ter uma senha menor e mais suscetível a acessos não autorizados.

ANUNCIO

Usuários que ainda têm senhas curtas deverão atualizar seus códigos de acesso.Usuários que ainda têm senhas curtas deverão atualizar seus códigos de acesso.Fonte:  LastPass/Reprodução 

Dessa forma, as pessoas com perfis antigos no LastPass e que ainda utilizam senhas curtas receberão um comunicado alertando sobre a necessidade de alterá-las para senhas com 12 caracteres, pelo menos, até o fim de janeiro. A notificação chegará para as contas gratuita, premium, familiar e empresarial.

ANUNCIO

Segundo o LastPass, a mudança segue as diretrizes mais recentes do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias (NIST), agência governamental do setor de tecnologia dos Estados Unidos. A entidade sugere o uso de códigos de acesso com oito caracteres ou mais para dificultar a quebra de senhas.

ANUNCIO

Dicas para criar uma senha forte

O LastPass compartilhou uma série de dicas para quem precisar atualizar a senha mestra no gerenciador, aumentando seu tamanho. Mesclar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais é uma delas, bem como criar um código fácil de lembrar e, ao mesmo tempo, difícil de ser adivinhado.

Também é importante evitar a utilização de informações pessoais na senha principal da plataforma, além do endereço de e-mail, caracteres sequenciais — como “1234” — e caracteres repetidos — como “aaaa”. Outra dica é escolher uma senha única, que não será compartilhada com ninguém nem reutilizada em outro serviço ou app.

A partir de fevereiro, a plataforma fará uma verificação cruzada das novas senhas mestras do LastPass na dark web, para verificar se elas já foram expostas em violações de credenciais anteriores. Caso o código escolhido tenha sido alvo de cibercriminosos, o usuário receberá um alerta recomendando a sua troca.

ANUNCIO

Deixe um comentário