ANUNCIO

Lista dos veículos que não exigem CNH; poucos sabem disso!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é considerada um documento essencial para os brasileiros, já que a lei exige que os condutores do país apresentem o documento atualizado. 

Recentemente, a CNH está passando por transformações que devem impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros. Dentre as mudanças abrangem não apenas o processo de obtenção da CNH, mas também a classificação de veículos e a facilidade proporcionada pela CNH Digital.

Quais são as mudanças na CNH? 

CNH Social 1 1
Novas mudanças na CNH não exigem o documento para alguns veículos. (Reprodução/Internet)

Obter a CNH envolve custos e um processo longo, muito burocrático, incluindo exames, aulas teóricas e práticas, representando um desafio financeiro para muitos. Apesar disso, algumas mudanças estão acontecendo com o objetivo de deixar a habilitação mais acessível. Por exemplo, o projeto CNH Social, que tem como objetivo auxiliar na emissão do documento para pessoas de baixa renda. 

Além das alterações no processo de obtenção, destaca-se uma nova classificação entre ciclomotores e bicicletas elétricas. Em alguns casos, a CNH pode não ser obrigatória, sendo suficiente possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Apesar disso, existem alguns veículos que dispensam a necessidade de CNH. 

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos elétricos com potência máxima de 350 Watts e que não contem com aceleração ou variação manual de potência, não precisam de habilitação. Dentre os principais, podemos citar:

  • Motocicleta
  • Motoneta
  • Ciclomotor

CNH Social

Na Paraíba, o programa CNH Social foi anunciado recentemente. Neste caso, as inscrições já foram anunciadas e devem acontecer até janeiro. Além disso, o programa deve distribuir vagas de forma equitativa, reservando 50% para primeira habilitação, 40% para condução de ciclomotores e adição de outras categorias, e 10% para renovação da CNH. 

Conforme foi divulgado, as inscrições são realizadas online, mas sendo necessário cumprir requisitos específicos, que incluem idade mínima de 18 anos, capacidade de leitura e escrita, CPF válido, residência comprovada na Paraíba, ausência de impedimentos legais, renda per capita familiar de até meio salário mínimo, e inscrição no Cadastro Único. 

Por outro lado, alguns grupos vulneráveis têm prioridade, como beneficiários do Bolsa Família, desempregados, vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência, e estudantes do último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos.

Prazo para as inscrições 

As inscrições para o CNH Social na Paraíba estão abertas até 17 de janeiro e os interessados têm até este período para se inscrever pelo site oficial. O processo simplifica a participação, eliminando a necessidade de deslocamento físico.

Deixe um comentário