O Governo Federal irá lançar nesta terça-feira (19) o Celular Seguro, um novo programa cujo objetivo é bloquear mais rapidamente celulares roubados em território brasileiro. A iniciativa é um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A confirmação veio do próprio Secretário-Executivo da pasta, Ricardo Cappelli. Em uma postagem na rede social X, o antigo Twitter, ele explicou de forma rápida o objetivo da futura plataforma.
Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 16, 2023
Programa Celular Seguro
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a ideia já está em desenvolvimento há algum tempo e envolve a implementação de um site ou aplicativo. Nessa página, a pessoa cadastra o celular e, após um furto ou roubo, avisa o sistema sobre o crime.
O serviço se encarrega de bloquear o dispositivo e inutilizar a linha telefônica e os aplicativos — inclusive serviços bancários — com maior agilidade. Atualmente, é possível tomar medidas a partir do sistema operacional Android e iOS, além de bloquear o IMEI do dispositivo. Essas medidas, entretanto, podem ser insuficientes ou serem realizadas tarde demais para vítimas de golpes financeiros e roubo de dados.
Medidas de bloqueio de celulares roubados são consideradas insuficientes e descentralizadas no país.Fonte: GettyImages
A parceria envolve também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a ABR Telecom, responsável pela portabilidade numérica em telefonia no país.
Além disso, algumas instituições bancárias também já foram confirmadas na iniciativa. Os bancos por enquanto são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Inter. Por enquanto, ainda não há um prazo para que eles iniciem a operação conjunta.
As diretrizes do Celular Seguro já foram publicadas no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública e confirmam que o serviço estará disponível para dispositivos móveis Android e iOS. Além disso, a ABR Telecom se compromete no documento a fazer o bloqueio do terminal telefônico em até um dia útil após a comunicação de roubo.