Existe uma história bastante difundida na internet que tem a ver com aparelhos celulares. Praticamente todo mundo já ouviu falar que fechar aplicativos que estejam em segundo plano pode ajudar o dispositivo a economizar bateria.
Há também aqueles que acham que fazendo isso é possível deixar o telefone mais rápido. E realmente, após encerrar todas as aplicações abertas nos vem aquela sensação de “limpeza“, mas especialistas da área alegam que isso é puramente psicológico.
Tais boatos valem tanto para itens iOS quanto Android e diversos fóruns e vídeos na web afirmam que procedendo dessa maneira é plenamente possível limpar a memória RAM, conferindo mais agilidade e melhorando o desempenho de um celular. Porém, será que isso possui algum fundo de verdade? Vamos descobrir!
Afinal, fazer isso realmente ajuda a poupar bateria?
A notícia a seguir provavelmente vai te deixar um pouco decepcionado, mas fechar os apps do seu dispositivo não contribui em nada para a economia de energia. Quem afirma isso são os engenheiros da Android e da Apple, responsáveis por projetar essa tecnologia.
Hiroshi Lockheimer, o vice-presidente de engenharia da Android, falou mais sobre o assunto em seu Twitter, afirmando que essa atitude, na verdade, pode causar efeitos contrários ao que era esperado. Portanto, as pessoas precisariam ficar atentas.
“O sistema é otimizado para gerenciar o que está em execução. Mexer com isso só causa mais problema”, disse. “Em geral, é melhor deixar o sistema fazer seu trabalho; ele foi projetado para gerenciar aplicativos em execução para que o usuário não precise”, explicou.
Da mesma maneira, os profissionais responsáveis pelos produtos da Apple reforçaram o aviso e alegaram que o fechamento geral dos aplicativos só deve ser feito quando o sistema travar ou apresentar alguma outra falha grave de funcionamento.
Ou seja, os maiores experts da área são unânimes em dizer que essa história se trata apenas de uma lenda urbana muito bem contada. Eles ainda afirmam que os sistemas operacionais dos aparelhos já são equipados com recursos próprios para otimizar o gerenciamento da bateria.
Portanto, aqueles que desejam poupar mais carga podem recorrer a outras alternativas, como: ativar o modo de economia de energia; diminuir o brilho de tela; desligar ferramentas como o Bluetooth, o Wi-Fi e o uso de dados no celular!