ANUNCIO

Capixabas no Pan! Yuri Falcão já garante medalha; André Stein vai à semifinal no vôlei de praia

ANUNCIO
Foto: Alexandre Loureiro/COB
Yuri Falcão, entre membros da comissão técnica do Brasil, comemora a classificação para a semifinal

A quarta-feira foi de fortes emoções para os capixabas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Pouco depois da conquista da medalha de prata do nadador João Gomes Júnior na prova do revezamento 4x100m medley, outros dois capixabas competiram e se deram bem.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No boxe, Yuri Falcão, 21 anos,  voltou ao ringue para a sua segunda luta no torneio, na categoria até 63,5kg. E não titubeou. O capixaba, que é sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, venceu o salvadorenho George Contreras por decisão unânime dos árbitros.

ANUNCIO

“Foi uma luta dura, como já era esperado, mas sempre estive confiante porque estava bem treinado. Fiz vários campings de treinamento na Itália, na Espanha, na Colômbia. O primeiro objetivo era conseguir a medalha e, agora, é ir atrás da classificação olímpica que, se Deus quiser, vai vir”, comemorou Yuri.

Com a vit´ória, Yuri “The Chosen” Falcão avançou à semifinal e já garantiu, ao menos, uma medalha de bronze no Pan de Santiago. Isso porque, no boxe, há dois terceiros colocados (os perdedores das semifinais). No entanto, o capixaba quer mais. Ele enfrenta nesta quinta-feira (26), às 19h00, o canadense Wyatt Sanford, valendo vaga na final e, mais do que isso, valendo a classificação olímpica.

O torneio de boxe no Pan de Santiago dá duas vagas olímpicas por categoria. Ou seja, classifica os dois finalistas. Com o resultado de Yuri, o boxe do Brasil já garantiu 12 pódios em Santiago.

ANUNCIO

“Eu falei que nosso time veio bem treinado, bem focado. Sobre a luta, eu tinha estudado ele antes, consegui encaixar um belo jogo. Passamos para a semifinal, vamos agora lutar contra o Canadá e, com certeza, essa vitória vai vir!”, disse Yuri, que mandou um recado de agradecimento à família Falcão: “Família, eu sou medalhista pan-americano! Eu falei que ia levar pra casa!”

“Fair Play” recompensado

João Gomes Júnior já ganhou duas medalhas nesta edição do Pan e Yuri Falcão garantiu, pelo menos, o bronze, com chance de virar prata ou ouro. O terceiro capixaba que pode garantir um pódio no Pan de Santiago é André Stein.

ANUNCIO
Foto: Gaspar Nobrega/COB
André Stein vibra após ponto da dupla brasileira, que está na semifinal do vôlei de praia

Se dependesse somente de “Fair Play”, o jogador de vôlei de praia já teria a medalha de ouro. No final da tarde desta quarta-feira, André e George venceram os irmãos argentinos Tomás e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 1 (21/17, 15/21 e 17/15) em uma disputa emocionante, com direito a reviravoltas, discussão e alívio brasileiro no final. Com o resultado, a dupla brasileira avançou à semifinal e está a uma vitória de garantir medalha. Nesta quinta-feira, André e George enfrentam os primos chilenos Estebán e Marco Grimalt, às 20 horas. Quem vencer estará na final e garantirá, ao menos, a medalha de prata.

“A gente tem enfrentado muitos jogos difíceis, e muitos são no tie-break, com dois pontinhos definindo o vencedor. Tivemos calma, conversamos até o final as estratégias do que íamos fazer. Isso mantém a gente no ponto a ponto, com foco no fundamento. A gente vem conversando com a equipe, trabalhando com nossa psicóloga Aline que está aqui, e estamos evoluindo”, analisou André Stein.

Depois de vencerem o primeiro set com certa facilidade e perderem o segundo para os argentinos, que são amigos e passam períodos de treinos junto com os brasileiros em João Pessoa (PB), André e George enfrentaram um terceiro set bastante tenso. Eles chegaram a estar a um ponto da eliminação.

E em meio a toda tensão, André deu uma aula de “Fair Play”. Em um ataque argentino, a bola bateu no bloqueio de André e foi para fora, mas a arbitragem marcou ponto para os brasileiros. O lance gerou muita reclamação dos argentinos, mas o capixaba acusou o toque. Na sequência, a dupla do Brasil teve calma para ser mais eficiente e fechar o set em 17 a 15 e o jogo em 2 sets a 1.

ANUNCIO

Deixe um comentário