ANUNCIO

Novo método pode transformar luz solar e água em hidrogênio, diz estudo

ANUNCIO

Com um futuro cada vez mais focado nas mudanças climáticas, governos, pesquisadores e empresas estão buscando alternativas de combustíveis que não agravem a situação do planeta. Em um estudo recente publicado na revista científica Frontiers in Science, cientistas japoneses descrevem que estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de transformar luz solar e água em combustível de hidrogênio.

O hidrogênio é considerado um dos combustíveis do futuro, pois causa menos danos à natureza do que os combustíveis fósseis utilizados atualmente. Porém, o problema é que sua produção ainda é complicada e muito cara. Ou seja, o novo método desenvolvido pelos cientistas japoneses poderia revolucionar o mercado de combustíveis verdes.

A partir de fotocatalisadores sensíveis a ultravioleta, os cientistas desenvolveram um método que utiliza a luz solar para dividir a água em hidrogênio e oxigênio. Apesar de parecer um processo simples, ele exige tecnologia e uma quantidade significativa de energia para ‘converter a água em combustível de hidrogênio’.

ANUNCIO

“A divisão de água acionada pela luz solar usando fotocatalisadores é uma tecnologia ideal para conversão e armazenamento de energia solar em química, e desenvolvimentos recentes em materiais e sistemas fotocatalíticos aumentam as esperanças para sua realização. No entanto, muitos desafios permanecem”, disse um dos autores e professor da Universidade Shinshu, Kazunari Domen, em comunicado oficial.

ANUNCIO

Luz solar e água em hidrogênio

A equipe conseguiu realizar uma prova de conceito do método a partir de um reator de 100 metros quadrados, utilizado durante três anos. O estudo descreve que eles obtiveram um desempenho melhor com a luz solar real do que com a luz artificial em laboratório.

Porém, o modelo apresenta atualmente apenas 1% de eficiência total, e os cientistas esperam superar 5% com o avanço da tecnologia.

ANUNCIO
Especialistas acreditam que o hidrogênio verde pode ser o combustível do futuro.
Especialistas acreditam que o hidrogênio verde pode ser o combustível do futuro, mas os avanços na área continuam engatinhando. (Fonte: Getty Images)

Para superar a barreira dos 5%, o estudo sugere a necessidade de desenvolver fotocatalisadores mais eficientes e reatores ainda maiores do que o utilizado durante a pesquisa. Assim, eles poderiam produzir combustível de hidrogênio em uma escala maior.

Por isso, os pesquisadores recomendam a criação de regulamentações de segurança, padrões e critérios de eficiência para facilitar e agilizar o desenvolvimento de uma tecnologia eficaz.

“O aspecto mais importante a ser desenvolvido é a eficiência da conversão de energia solar em química por fotocatalisadores. Se for melhorado para um nível prático, muitos pesquisadores trabalharão seriamente no desenvolvimento de tecnologia de produção em massa e processos de separação de gás, bem como construção de usinas em larga escala”, Domen acrescenta.

Mantenha-se atualizado com os mais recentes estudos da química e ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para aprender um pouco mais, sobre o primeiro elemento da tabela periódica. Até a próxima!

ANUNCIO

Deixe um comentário