Dezembro se aproxima e com ele o gran finale dos espetáculos astronômicos do ano! Os últimos dias de 2024 trarão ao céu noturno eventos espetaculares que prometem encantar os observadores espalhados pelo mundo inteiro!
As noites de dezembro nos brindarão com fenômenos celestes de luz e fulgor, mas também de conexão com os ciclos eternos da natureza. Prepare seus instrumentos de observação e marque os dias na sua agenda para esta forma perfeita de encerrar o ano!
Os destaques astronômicos do último mês estarão por conta de duas chuvas de meteoros, sendo uma delas a maior e mais esperada do ano, e pelo solstício que marcará a chegada do verão no hemisfério Sul.
A posição de destaque no seu calendário será a noite do dia 13 de dezembro e a madrugada do dia 14, em que ocorrerá o pico de atividade da chuva de meteoros Gemínidas, a mais famosa e a mais esperada entre os astrônomos amadores. Considerada “o rei” das chuvas de meteoros, as Gemínidas são um evento de grande porte, produzindo até 120 meteoros multicoloridos por hora em seu pico.
As ‘estrelas cadentes’ são produzidas pelos detritos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon e ocorre anualmente de 7 a 17 de dezembro. Este ano, a Lua estará quase cheia em seu pico, o que bloqueará a maioria dos meteoros, exceto os mais brilhantes. Os meteoros irradiarão da constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
A segunda chuva de meteoros é um evento de pequeno porte, conhecida com as Úrsidas. A chuva ocorre anualmente entre 17 e 25 de dezembro e produz cerca de 5 a 10 meteoros por hora em seu pico, que este ano ocorre na noite do dia 21 e na madrugada do dia 22.
Sua melhor visualização será logo após a meia-noite, em um local escuro, longe das luzes da cidade. Os meteoros irradiarão da constelação da Ursa Menor, mas também poderão aparecer em qualquer lugar do céu.
Finalmente, no dia 21 de dezembro, mais especificamente às 6h20 no horário de Brasília, o verão se iniciará no Brasil e em todo hemisfério Sul do planeta. Neste dia, o polo Sul da Terra estará inclinado em direção ao Sol, que terá atingido sua posição mais meridional no céu e estará incidindo diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. Este será o dia mais longo no hemisfério Sul e o mais curto do hemisfério Norte, onde se marca o início do inverno.
O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de dezembro de 2024
01/12: Lua Nova
04/12: Conjunção entre Lua e Vênus
07/12: Júpiter em oposição (melhor visualização)
08/12: Lua em Quarto Crescente e ocultação lunar de Saturno
13 e 14/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Gemínidas
14/12: Conjunção entre Lua e Júpiter
15/12: Lua Cheia
18/12: Ocultação lunar de Marte
21/12: Solstício de Verão no Hemisfério Sul
21 e 22/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Úrsidas
25/12: Mercúrio em máxima elongação ocidental (melhor visualização)
30/12: Lua Nova
Céus limpos e boas observações!
Fique sempre atualizado os todos os eventos astronômicos do mês, aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário astronômico de dezembro com seus amigos nas redes sociais!