A plataforma de streaming Spotify confirmou alguns planos para o futuro do serviço. As novidades foram detalhadas pelo cofundador e CEO da companhia, Daniel Ek, durante a divulgação dos resultados financeiros mais recentes.
Um dos assuntos abordados pelo executivo foi a modalidade de assinatura mais cara, chamada provisoriamente de “super premium”. Anunciada pela primeira vez em 2022, ela já foi adiada várias vezes sem maiores explicações por parte da plataforma.
Essa categoria terá áudio de alta fidelidade (HiFi), além de “uma série de outras coisas” que não foram confirmadas pelo CEO. De acordo com Ek, a ideia é se inspirar em colecionadores e fãs para entender quais devem ser as funções extras desse formato. O preço dessa assinatura mais cara ainda não foi confirmado.
“O princípio para nós é sempre o mesmo, que é criar algo que os consumidores amem, mas é também devolver o valor para os criadores. Podemos voltar lá para compradores de vinil, para todos os superfãs que já existem e procurar por pistas sobre quais são as coisas que eles valorizam”, explica.
Na mesma fala, Ek confirmou ainda que o Spotify agora tem 252 milhões de assinantes, em um aumento de 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a quantidade de usuários ativos mensais também cresceu e agora está em 640 milhões. Esse número inclui também quem usa o aplicativo de graça.
Maior foco em vídeo
O Spotify também vai intensificar os esforços em relação aos conteúdos em vídeo no serviço. A partir de 2 de janeiro de 2025, a plataforma vai promover algumas mudanças no consumo de produções audiovisuais, começando por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália.
Uma das alterações é monetizar criadores de conteúdo com base no engajamento por parte de assinantes. Além disso, quem paga pelo serviço não terá mais anúncios inseridos automaticamente no meio da exibição desses vídeos.
As informações sobre o pagamento serão detalhadas em uma nova aba do perfil chamada Spotify for Creators. Por enquanto, a plataforma não detalhou quando as novidades serão expandidas para outras regiões.