A Apple anunciou ontem (11) a adição de um novo recurso de praticidade e segurança para as AirTags. A partir de agora, as etiquetas inteligentes da marca podem ser encontradas por outras pessoas além do dono original usando um link criado pelo usuário e compartilhado com terceiros.
A função se chama Share Item Location, ou Compartilhar Localização de Item, em tradução livre para o português. A novidade é especialmente útil para ajudar você a encontrar uma AirTag perdida, cuja localização está próxima de um conhecido, por exemplo, sem precisar entregar o seu aparelho nas mãos de alguém.
Dessa forma, você consegue enviar o endereço exato dela para a pessoa e facilitar a recuperação do objeto — que pode ser apenas a etiqueta ou então o que está com ela acoplada, como mochilas, bicicletas, molhos de chaves e vários outros itens.
O recurso também pode ser usado para prestadoras de serviços, como solicitar a recuperação de uma mala extraviada para uma companhia aérea a partir da sua exata posição em um aeroporto.
Como funciona o Compartilhar Localização de Item?
Donos de AirTags podem criar um link a partir do aplicativo do serviço Find My (Buscar) no iPhone, iPad ou Mac que estiver logado na conta pessoal. O endereço gerado pode ser enviado normalmente em mensageiros ou redes sociais e expira automaticamente quando o dono da AirTag chega próximo do objeto de novo.
A link gerado nessa nova função da AirTag leva a pessoa para uma tela do Buscar, que é a plataforma de localização de itens da Apple. A página mostra a localização exata em um mapa interativo, com atualizações periódicas caso o dispositivo esteja em deslocamento.
De acordo com a Apple, várias companhias aéreas ao redor do mundo passarão a aceitar a função para auxiliar na recuperação de malas. E a privacidade do usuário estará garantida, com poucas pessoas sendo liberadas para acessar o mapa e tendo que passar por uma etapa de autenticação.
O Compartilhar Localização de Item foi adicionado como parte da atualização iOS 18.2, que por enquanto se encontra em Beta público e em breve será liberado na versão estável para toda a comunidade. Usuários de smartphones iPhone Xs ou mais recentes terão direito ao recurso gratuito.