League of Legends foi lançado há quase 15 anos, e até hoje é um dos jogos mais populares. E muito desse sucesso tem relação com seu cenário competitivo, que é um dos mais assistidos do mundo, e pela recente expansão de seu universo com a série animada, e exclusiva da Netflix, Arcane.
Por conta disso, League of Legends continua expandindo o número de jogadores, e faz voltar a uma velha questão: por que a Riot Games não lança uma versão para consoles? E para tirar essa sua dúvida, hoje o Voxel explica os motivos e revela quais as chances disso acontecer. Confira!
League of Legends pode chegar ao PS4, PS5 e Xbox?
A resposta não é muito satisfatória, já que, no atual cenário, é quase impossível isso acontecer. E os motivos são vários, mas o principal deles é que a própria Riot Games não vê o seu jogo tendo a mesma popularidade que as versões para PC e smartphones.
Alguns meses atrás, o produtor executivo de League of Legends: Wild Rift, David Xu, fez uma postagem no X (antigo Twitter), alegando que o jogo não está sendo desenvolvido para consoles. Ainda segundo ele, mesmo que outros jogos da empresa, como Valorant e 2XKO tenham versões para PlayStation e Xbox, o mesmo não aconteceria com LoL Wild Rift, pois não é um mercado grande o suficiente.
There’ve been a lot of questions about Wild Rift’s console release, particularly with the recent updates from VAL and 2XKO, so I wanted to officially let y’all know that we’re not pursuing a console launch at this moment.
This was a deliberate decision to prioritize mobile…
— PapaSmoothie (@PapaSmoothie) June 18, 2024
E a declaração de Xu faz muito sentido. Afinal, desde que começou o boom de jogos MOBA, poucos foram os que se aventuram com alguma versão para videogames. Além de League of Legends, Dota 2 é outro game que possui um competitivo de enorme sucesso, com a maior premiação entre os torneios mundiais, e que também sequer chegou a cogitar uma versão para Xbox ou PlayStation.
O único game do gênero que possui uma popularidade em consoles é Pokémon Unite. Exclusivo do Nintendo Switch, muito do sucesso do jogo foi justamente abordar uma das franquias mais populares do mundo dos games, em um título nos moldes de League of Legends. Porém, pouco depois do seu lançamento, foi disponibilizada também uma versão mobile, mas até o momento nada de chegar aos PCs.
Cortes e demissões
Por fim, vale ressaltar também que a Riot Games vem realizando uma série de cortes em seus setores. Em janeiro deste ano, 540 funcionários foram desligados da empresa, e no mês passado mais 32, que trabalhavam diretamente com o MOBA. Sendo assim, infelizmente, League of Legends nos consoles é um sonho muito distante.
E na sua opinião, League of Legends faria sucesso em uma versão para consoles? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!