Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), o filme Ainda Estou Aqui tem feito sucesso entre a crítica especializada desde que foi exibido durante o Festival de Cinema de Veneza. Nele, a história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva fez com que a plateia presente aplaudisse de pé o que viu na tela.
Assim, sua estreia nos cinemas brasileiros, que acontece somente na próxima quinta-feira (7) tem sido bastante esperada. Entre os elementos que se destacam no longa está a atuação de Fernanda Torres, que pode inclusive repetir o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, e ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Eunice Paiva — compartilhado pelas duas, em diferentes fases da vida da personagem.
Embora Ainda Estou Aqui indique ser o tipo de filme que merece ser assistido nos cinemas, é compreensível que muitos queiram esperar por sua estreia no streaming para vê-lo no conforto de casa. Mas será que já temos uma previsão de quando isso deve acontecer?
Quando Ainda Estou Aqui chega ao streaming?
Até o momento, não há qualquer previsão de quando Ainda Estou Aqui vai chegar ao streaming, mas ele já parece ter destino certo. Dado que o filme foi produzido pela TV Globo, ao menos em um momento inicial ele deve ser distribuído exclusivamente pelo Globoplay, sendo inclusive usado como forma de atrair novos assinantes para a plataforma.
Ainda Estou Aqui ainda não tem previsão de estreia no streamingFonte: Divulgação/Sony Pictures Brasil
Enquanto não seria inédito que a empresa fizesse uma estreia simultânea do filme no cinema e em seu serviço, é improvável que isso aconteça. Caso a obra de Walter Salles siga o mesmo caminho de outras produções, ele pode acabar chegando ao streaming somente entre 40 a 60 dias (ou ainda mais) depois de sua estreia cinematográfica.
O que deve ditar esse intervalo é a capacidade de Ainda Estou Aqui repetir entre o público brasileiro a capacidade de emocionar plateias que demonstrou no circuito internacional. Caso ele seja bem-sucedido e traga bilheterias consideráveis, o intervalo de sua estreia no streaming pode acabar sendo aumentado.
O que parece mais provável no momento é que o filme chegue ao Globoplay próximo ao dia 17 de dezembro, data em que o Oscar divulga uma lista prévia de seus competidores. A confirmação vai acontecer somente no dia 17 de janeiro de 2025 e, caso o longa seja um dos concorrentes escolhidos, certamente a Globo vai aproveitar a ocasião para trazer um novo destaque a seu serviço.
Filme conta uma história de vida admirável
O filme conta a história de Eunive Paiva, mãe do autor Marcelo Rubens Paiva, uma importante advogada e ativista dos direitos humanos no Brasil. Atuando principalmente durante o período da ditadura cívico militar (1964-1985), ela ganhou projeção nacional após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva.
O filme mostra Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretando a mesma personagemFonte: Divulgação/Sony Pictures Brasil
Enfrentando a repressão do governo, Eunice lutou para descobrir o paradeiro do marido, que nunca foi plenamente esclarecido. Somente em 1996 ela conseguiu que o Estado Brasileiro emitisse o atestado de óbito de seu companheiro, cuja prisão em uma unidade do DOI-Codi (onde provavelmente foi torturado até a morte) só foi confirmada em 2012.
Ainda Estou Aqui demorou a chegar ao Brasil graças à decisão de seus criadores de tentar garantir a ele uma vaga no Oscar 2025. Assim, depois de ganhar o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, ele passou por exibições em Toronto, Nova York e no American Film Institute, para somente depois disso chegar às salas nacionais.