ANUNCIO

Até tu, Brutus? Paint e Bloco de Notas ganham recursos de IA no Windows 11

ANUNCIO

A Microsoft anunciou na última quarta-feira (06) atualizações para dois programas tradicionais no Windows 11, que agora terão recursos de inteligência artificial (IA). A partir de agora, o Paint e o Bloco de Notas (Notepad) ganham novas funções generativas de conteúdo.

No caso do editor de textos, a novidade está na versão 11.2410.15.0. A IA generativa ajuda você a reescrever frases, inclusive revisando trechos inteiros, agindo para ajustar o tom de voz e até para modificar o tamanho de um conteúdo.

O recurso pode ser usado no menu de contexto do Bloco de Notas, ao clicar em um trecho com o botão direito do cursor, ou pelo atalho Ctrl+I.

O programa oferecerá três versões do texto para você escolher qual delas faz mais sentido no seu caso, sendo que as variantes anteriores seguirão guardadas caso você queira retornar para elas.

ANUNCIO

A IA generativa do Bloco de Notas. (Imagem: Windows Insider Blog/Reprodução)A IA generativa do Bloco de Notas. (Imagem: Windows Insider Blog/Reprodução)Fonte:  Windows Insider Blog 

Essa função pode ser desligada nas configurações, caso o usuário queira. Por enquanto, a ferramenta só está disponível em alguns poucos países e idiomas, sem incluir o Brasil em um primeiro momento.

O novo Paint com IA

No caso do Paint, as ferramentas de IA generativas são mais radicais. Elas não chegam a ser as mesmas implementadas em editores de imagem profissionais, como o caso do Firefly do Photoshop, mas tornam o programa mais capaz de lidar com edições e criações.

ANUNCIO

Na versão 11.2410.28.0, o Paint é capaz de adicionar elementos a partir de um comando de texto. Para isso, basta selecionar um ponto da tela e digitar o que você deseja inserir naquele espaço.

WindowsO Paint ganhou novidades baseadas em IA. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

ANUNCIO

Além disso, o Paint agora tem uma borracha mais eficaz e também com base em IA generativa. Para utilizá-la, basta selecionar de forma aproximada o objeto ou elemento que você deseja remover da imagem a partir do novo recurso e aguardar o resultado, que é processado praticamente em tempo real.

Com essa borracha, a IA elimina elementos da tela e “reconstrói” o plano de fundo, dando a impressão de que eles nunca estiveram lá.

PaintUma das funções do novo Paint é apagar figuras que estão na imagem. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O preenchimento generativo do Paint será exclusivo dos Copilot+ PCs, os computadores com chips Snapdragon otimizados para uso de IA. Já a borracha generativa será liberada para todos os computadores compatíveis com o Windows 11.

Tanto a atualização no Bloco de Notas quanto no Paint estão em fase de disponibilização para usuários participantes do programa Insiders nos canais Canary e Dev. Elas devem ser liberadas para mais pessoas da comunidade nas próximas semanas.

ANUNCIO

Deixe um comentário