A série nacional Os Quatro da Candelária é baseada em um caso real que aconteceu nos anos 1990 no Rio de Janeiro. Por isso, a trama traz personagens intensos e conta suas histórias de acordo com o que foi vivido. Será, no entanto, que eles existiram na vida real?
Os Quatro da Candelária acompanha os personagens Douglas (Samuel Silva), Jesus (Andrei Marques), Pipoca (Wendy Queiroz) e Sete (Patrick Congo). Na série, eles são meninos que vivem em situação de rua e tudo acontece 36 horas antes do massacre conhecido como Chacina da Candelária, que chocou o Brasil e o mundo.
No caso real, cerca de 40 jovens foram afetados pela tragédia, que teve vítimas fatais. Se você está acompanhando a trama e teve aquela curiosidade despertada sobre os personagens, é a hora de saber se eles realmente existiram ou foram criados pela mente dos roteiristas.
Os Quatro da Candelária: os personagens existiram na vida real?
Apesar da série Os Quatro da Candelária ser baseada em um acontecimento real, os quatro personagens retratados na série são ficcionais. Em entrevista à revista Veja, Luis Lomenha, criador da série, diz acreditar que a fantasia é importante em produções que contam histórias verdadeiras.
“Tem muitos fatos reais ali, mas percebemos que a fantasia era importante. Inventamos bastante coisa dos imaginários de alguns deles”, disse o criador de Os Quatro da Candelária. “Porque o objetivo era devolver a humanidade e a infância a eles e mostrar a perspectiva dos sonhos que cada um tinha, porque é algo inerente a todo ser humano”, completa.
Na mesma entrevista, Lomenha contou um pouco sobre a seleção de atores para a série da Netflix. “Quando a gente estava escrevendo, já sabia que precisava de um elenco novo, de rostos novos, até porque é difícil encontrar crianças com experiência. Geralmente encontra crianças de agência, não era exatamente o que a gente buscava”, diz.
Os Quatro da Candelária é inspirada na Chacina da CandeláriaFonte: Divulgação/Netflix
Então, o processo de seleção foi bastante trabalhoso, como conta o diretor. A principal missão do recrutamento foi encontrar pessoas que transmitissem “a verdade dos personagens”, o que foi um grande desafio.
Lomenha diz ainda que a preparação dos atores durou cerca de um ano. “Provando figurino, sentindo a atmosfera da coisa, indo para lugares que não conheciam. Nenhum deles tinha nascido quando aconteceu”, diz o diretor sobre a chacina.
Os Quatro da Candelária: história real
A série brasileira Os Quatro da Candelária é baseada na Chacina da Candelária, que aconteceu em 1993 na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um grupo de policiais atirou contra crianças e adolescentes que dormiam na escadaria do local. Oito jovens foram mortos.
Os Quatro da Candelária é uma minissérie e pode ser assistida completa na Netflix.