O Dreamcast marcou o fim da era de ouro da Sega no mundo dos games quando falamos em produção de consoles. Como último videogame de mesa da produtora, ele foi casa para grandes clássicos, sendo que alguns inclusive foram considerados projetos à frente de seu tempo.
A seguir, vamos falar sobre 10 jogos do Dreamcast que ainda marcam presença na memória de muitos jogadores. Embarque nessa viagem pelas memórias a seguir.
10. Seaman
Sério, não há como saber se isso era algo muito inovador para a época. (Fonte: Time Extension/Reprodução)Fonte: Time Extension/Reprodução
Seaman é, sem dúvida, um dos jogos mais estranhos já lançados até hoje para qualquer plataforma. Aqui, você cria e cuida de uma criatura bizarra com uma cabeça humana, conversando com ela via microfone (algo raríssimo para a época).
O jogo era parte simulador, parte experiência interativa, e trouxe um dos conceitos mais inovadores para o Dreamcast. Era tão à frente de seu tempo que parecia algo de outro mundo.
9. The Typing of the Dead
Typing of the Dead era literalmente um game de digitação com zumbis. (Fonte: YouTube/MJRExtra/Reprodução)Fonte: YouTube/MJRExtra/Reprodução
Este aqui é um dos títulos mais inusitados da lista, e até acabou inspirando alguns outros games posteriormente. Afinal, podemos até dizer que aqui há um viés educativo na matança de comedores de cérebro.
The Typing of the Dead pegou o clássico The House of the Dead 2, um jogo de tiro de zumbis, e o transformou em um jogo de digitação. Sim, você usa um teclado para derrotar os comedores de cérebro com a velocidade dos seus dedos.
Além de educativo, é uma ideia tão maluca que funcionava surpreendentemente bem. E ainda hoje talvez seja capaz de divertir muitas pessoas, especialmente por conta da jogatina inusitada.
8. Rez
Fez também marcou uma geração por conta de seus conceitos. (Fonte: LANKAART/Reprodução)Fonte: LANKAART/Reprodução
Rez foi um dos jogos mais experimentais do Dreamcast, misturando elementos de música e tiro em trilhos. A estética minimalista e os visuais psicodélicos criaram uma experiência sensorial única, onde cada ação influenciava a trilha sonora.
Era quase uma “viagem” interativa que só seria mais compreendida anos depois, quando jogos experimentais começaram a ganhar espaço. Sabe aqueles games que você fica pensando em toda experiência que teve depois que vê a tela de créditos? Rez se encaixa aqui.
7. Soulcalibur
Soulcalibur, ao lado de Samurai Shodown, é uma das referências em combates com espadas. (Fonte: The King of Grabs/Reprodução)Fonte: The King of Grabs/Reprodução
Os jogos de luta estavam em alta nos anos 90, e Soulcalibur chegou ao Dreamcast para elevar o nível. Além disso, acabou rivalizando com outros games de temática parecida, como Samurai Shodown, conquistando uma boa base dos amantes de confrontos com espadas.
Com gráficos cheios de detalhes e uma jogabilidade fluida, o título introduziu mecânicas de combate baseadas em armas. Além disso, também trouxe movimentos tridimensionais que ampliaram as possibilidades nas lutas.
Até hoje, a franquia continua forte, e o Dreamcast foi a plataforma onde Soulcalibur deixou sua marca e um lugar cativo no coração dos jogadores.
6. Skies of Arcadia
Skies of Arcadia ainda é capaz de divertir mesmo em tempos modernos. (Fonte: Bacloggd/Reprodução)Fonte: Bacloggd/Reprodução
Para os fãs de RPG, Skies of Arcadia oferecia uma das experiências mais memoráveis da época com seu conceito de piratas espaciais.
Com seu mundo vasto e explorável a bordo de navios voadores, o jogo trouxe batalhas épicas no ar e uma narrativa envolvente. O sistema de combate estratégico e o foco na exploração do mundo fizeram com que ele se destacasse entre os RPGs da geração, sendo um dos favoritos de muitos até hoje.
5. Crazy Taxi
Crazy Taxi inovou por trazer um estilo em que correr de maneira certa nem sempre é o que mais importa. (Fonte: Sega/Reprodução)Fonte: Sega
Crazy Taxi levou a ideia de jogos de corrida a um nível completamente diferente ao que existia à época. Em vez de apenas correr, o objetivo aqui era pegar passageiros e levá-los ao destino o mais rápido possível, tudo ao som de bandas como The Offspring e outros nomes famosos.
O estilo frenético e arcade era viciante, e a influência de Crazy Taxi ainda pode ser vista ainda hoje em jogos como Burnout e até mesmo GTA em suas missões que envolvem carros.
4. Phantasy Star Online
Phantasy Star Online foi um dos primeiros MMORPGs de sucesso. (Fonte: Dreamcast Live/Reprodução)Fonte: Dreamcast Live/Reprodução
Antes de World of Warcraft dominar o mundo dos MMORPGs, Phantasy Star Online foi pioneiro em trazer uma experiência multiplayer online para consoles. Detalhe: isso era raríssimo no início dos anos 2000, já que poucos títulos permitiam conectar seu videogame na internet para jogar.
Os jogadores podiam criar personagens, formar equipes e explorar diversos calabouços juntos. Certamente essa foi uma experiência inovadora, que abriu caminho para futuros títulos online nos consoles.
3. Sonic Adventure
Sonic Adventures honra o legado do ouriço nos consoles da Sega. (Fonte: IMDB/Reprodução)Fonte: IMDB/Reprodução
Sonic Adventure foi a estreia do ouriço azul no mundo 3D, e o resultado foi uma experiência repleta de velocidade e cenários dinâmicos.
Em 1998, o jogo oferecia gráficos espetaculares para a época e uma narrativa ambiciosa. Também trouxe múltiplas histórias interligadas e várias possibilidades em termos de exploração.
Além disso, apresentou o Chao Garden, um recurso que trazia elementos de simulação de vida, algo que também se destacava em todo o pacote.
2. Jet Set Radio
Jet Set Radio é um grande game mesmo quase duas décadas após seu lançamento. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte: Steam/Divulgação
Se você quisesse algo simplesmente diferente de tudo o que existia na época em seu Dreamcast, bastava passar algumas horas com Jet Set Radio.
Com visual em cel-shading e uma trilha sonora cheia de batidas eletrônicas, o jogo trouxe um estilo visual que inspirou muitos outros. Dentre estes, podemos destacar The Legend of Zelda: Wind Waker como um dos títulos que segue o mesmo caminho gráfico.
O jogo era uma mistura de ação e patinação, onde você grafitava pela cidade enquanto fugia da polícia. Esse conceito inovador de gameplay combinou perfeitamente com a estética única do jogo, que virou mais um clássico do Dreamcast.
1. Shenmue
Shenmue ainda hoje é visto por muitos como um dos melhores games do Dreamcast. (Fonte: The Gamer/Reprodução)Fonte: The Gamer/Reprodução
Um verdadeiro marco na história dos videogames, Shenmue é um RPG de ação que trouxe um mundo aberto cheio de detalhes. Dentre os principais, temos ciclos de dia e noite, mudanças climáticas e interações profundas com NPCs.
O game pode ter sido lançado em 1999, mas influenciou diretamente jogos modernos de mundo aberto, como GTA e Yakuza. Além disso, a narrativa cinematográfica e a sensação de imersão faziam de Shenmue algo único e digno de um lugar cativo nas memórias de muitos.
E para você, quais são os jogos mais marcantes já lançados para Dreamcast? Algum dessa lista está entre os seus favoritos? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.