Lançada no dia 21 de outubro pela Netflix, a terceira temporada de O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer, no original) trouxe um caso bastante pessoal para o advogado de defesa Mickey Haller. Ele envolve a morte suspeita de Gloria “Glory Days” Dayton, com quem o protagonista já teve uma relação tanto profissional quanto de amizade no passado.
Nos 10 episódios já disponíveis no streaming, acompanhamos o desenrolar do caso e uma série de reviravoltas, resultando em um final surpreendente — que indica que as aventuras de Haller não chegaram ao fim. Mas será que isso é um sinal de que a plataforma já prepara uma continuação da série?
O Poder e a Lei terá uma quarta temporada na Netflix?
A terceira temporada de O Poder e a Lei é baseada no livro A Quinta Testemunha, do autor Michael Connely. Ele é a quarta aventura dedicada a Haller narrada pelo autor, que também apresentou ele como estrela de volumes como Os Deuses da Culpa e The Law of Innocence, este último ainda não publicado no Brasil.
Dessa forma, a série da Netflix não precisaria apelar a uma história inédita para dar continuidade a O Poder e Lei. No entanto, embora isso deva facilitar a produção de uma quarta temporada da série, ela ainda não está garantida pelo streaming. Isso é resultado da política um pouco mais restrita de renovações seguida pela empresa nos últimos anos.
Segundo ela, uma série ou filme original precisa provar que tem a capacidade de gerar muitas horas assistidas e visualizações antes de receber o sinal verde para a produção de uma sequência. Nesse sentido, a história estrelada por Manuel Garcia-Rulfo teve um ótimo começo, conforme revela o site Tudum.
Em sua primeira semana de exibição, a terceira temporada registrou um total de 59,2 milhões de horas assistidas e 7 milhões de visualizações no streaming. Para efeitos de comparação, somente a Temporada 4 de Outer Banks, que estreou como uma semana de antecedência, gerou números melhores entre os dias 14 e 20 de outubro.
Com esse desempenho, O Poder e a Lei superou produções de sucesso, como Monstros: Irmãos Menendez e a sétima temporada de Casamento às Cegas. No entanto, ainda vai ser preciso que a série consiga provar sua capacidade de permanecer no Top 10 durante mais do que uma semana para que a Netflix confirme sua renovação.
Showrunners estão otimistas
Showrunners de O Poder e a Lei querem adaptar todos os livros de Michael ConnellyFonte: Divulgação/Netflix
Em uma entrevista ao TV Insider, o coshowrunner Ted Humphrey afirmou que sua equipe está “silenciosamente otimista” sobre o futuro da série. “Eu diria a nossos fãs e quem assiste ao show, se você quer uma quarta temporada, que nós queremos muito trazer a vocês, então por favor assistam e compartilhem com os amigos”.
Caso O Poder e a Lei seja renovada, o histórico da série mostra que um anúncio nesse sentido pode demorar até dois meses para acontecer. Conforme mostra o último capítulo da leva mais recente de episódios, a continuidade da narrativa deve colocar Haller no banco dos réus, já que ele terá que responder por um crime que não cometeu.
Humphrey, que compartilha o papel de showrunner com Dailyn Rodriguez, afirma que a intenção da dupla é adaptar todos os livros estrelados por Mickey Haller e, talvez, “ir além disso”. Curiosamente, até o momento a Netflix não teve sua versão do primeiro livro da série, Advogado de Porta de Cadeia, que acabou servindo como base para o filme estrelado por Matthew McGonaughey em 2011.