A prática de emulação está cada vez mais popular, tanto de maneira legal quanto via pirataria. Para quem tem um console PS4 e PS5, é possível rodar jogos antigos via emulador usando o Antstream Arcade, um serviço que chegou às plataformas da Sony neste ano e também está disponível no Xbox e para PC.
A ideia do Antstream Arcade é ser uma plataforma que engloba jogos clássicos de maneira legal, sem violar regras de direitos autorais, permitindo que os gamers mais nostálgicos tenham acesso a títulos como Metal Slug e Space Invadersem plataformas modernas. Graças a uma assinatura cedida ao Voxel, eu testei a novidade no PS5 durante os últimos meses.
Antstream Arcade é uma plataforma de emulação dentro da lei.
Enquanto a ideia do Antstream Arcade é boa, a plataforma ainda deixa a desejar em alguns aspectos. Confira, a seguir, a nossa análise do serviço após mais de um mês de uso.
Como funciona o Anstream Arcade?
Enquanto os emuladores convencionais podem ser baixados e instalados no PC ou dispositivos compatíveis, a proposta do Antstream Arcade é diferente. O serviço traz uma assinatura, ou compra vitalícia, de uma plataforma com mais de 1300 jogos clássicos de consoles como SNES, C64, Mega Drive, PS1 e Arcade.
Os jogos, no entanto, não rodam nativamente no console. Como o próprio nome do serviço indica, o Antestream Arcade usa streaming para rodar títulos clássicos em plataformas modernas sem pirataria. Com isso, você apenas baixa o aplicativo da plataforma, clica no jogo que quer jogar e ele abre instantaneamente no dispositivo.
Antstream Arcade traz jogos via emulação e streaming ao PlayStation e Xbox.
O serviço também inclui soluções voltadas para a comunidade, como a criação de perfis, suporte para campeonatos e desafios em jogos específicos, além de um top 10 com games populares. Assim, a comunidade também fica engajada com os títulos oferecidos na plataforma.
Quais jogos estão disponíveis no Antstream Arcade de PS4 e PS5?
O serviço atualmente conta com uma lista de mais de 1300 jogos, incluindo clássicos como Space Invaders até títulos icônicos de arcades, como Metal Slug. No entanto, mesmo com a plataforma suportando games de PS1 e SNES, por exemplo, não espere ver títulos como Super Mario, Pokémon e Crash na seleção, já que tanto Sony quanto Nintendo são bastante protetivas com suas franquias clássicas.
Assim como outros serviços de assinatura, o Anstream Arcade também recebe novos jogos com frequência, prometendo duas novas adições por semana. Além disso, alguns títulos também podem deixar o serviço eventualmente.
A lista completa de games disponíveis no Antstream Arcade pode ser vista no site oficial da plataforma. Abaixo, confira quais consoles podem ser emulados no serviço atualmente:
- Amiga – 176 jogos
- Amstrad – 42 jogos
- Arcade – 295 jogos
- Atari 8-bit 36 jogos
- Atari 2600 – 28 jogos
- Atari 7800- 11 jogos
- C64 – 294 jogos
- DOS – 7 jogos
- Game Boy – 8 jogos
- Atari Lynx – 6 jogos
- Genesis (Mega Drive) – 48 jogos
- MSX – 16 jogos
- NES – 34 jogos
- PS1 – 12 jogos
- SNES – 49 jogos
- ZX Spectrum – 291 jogos
- MSX 2 – 1 jogo
- Atari 5200 – 1 jogo
A proposta de trazer um amplo catálogo de games via streaming é interessante, já que jogadores mais nostálgicos podem reviver experiências do NES e do SNES, por exemplo, direto no PS4 e PS5. No entanto, essa ideia também acaba vindo acompanhada de alguns problemas.
Como é jogar no Antstream Arcade? Tem bugs?
Um dos primeiros problemas que o jogador pode enfrentar ao usar o Antstream Arcade é a sua interface. Mesmo com uma internet rápida, o serviço eventualmente demora para carregar as imagens dos games e pode sofrer com travamentos em sua tela inicial, que conta com um esquema de cores poluído.
O sistema de buscas também poderia ser melhor, trazendo mais opções para filtrar games por plataformas, por exemplo. No entanto, a busca acontece por palavras-chave, o que pode dificultar o encontro de certos títulos.
Os jogos trazem controles adaptados e autosave.
Ao abrir os games, o carregamento é quase instantâneo, com os títulos rodando em seu aspecto original e trazendo opções como autosave, garantindo uma experiência mais moderna durante o gameplay. Os títulos também são bem adaptados a controles modernos, como o DualSense, trazendo uma tela mostrando os comandos adaptados para cada jogo.
O grande problema do Antstream Arcade acaba rolando justamente no streaming. Em alguns casos, mesmo com uma internet rápida, é possível perceber travamentos e quedas bruscas de qualidade na imagem, que apresenta artefatos durante o gameplay.
Mesmo com uma internet boa, serviço pode apresentar quedas de qualidade.
Como os jogos do Antstream são antigos e contam com gráficos retrô, nem sempre esses problemas de qualidade acabam incomodando. No entanto, os eventuais travamentos podem acabar atrapalhando a jogatina.
Vale a pena?
O Antstream Arcade está disponível no PS4 e no PS5 por R$ 214,90 na assinatura anual e R$ 534,90 na compra vitalícia. Considerando a experiência entregue pelo serviço e o catálogo, a solução é indicada para quem realmente é fã de jogos retrô e faz questão de jogar no PlayStation de maneira legal — afinal, alguns portáteis de emulação trazem um catálogo similar ou maior pelo mesmo preço.
Apesar de eventuais travadas, a experiência de streaming é aceitável e o catálogo conta com algumas pérolas que podem garantir doses de nostalgia ao jogador. No entanto, a dica é ver a lista completa de jogos antes de assinar para ver se a plataforma realmente é voltada para você.