O Grande Prêmio do Catar, 17ª das 22 etapas do Mundial de Fórmula 1 2023, deve ser o palco do terceiro título consecutivo do neerlandês Max Verstappen (Red Bull), que tem chances de ser campeão já neste sábado (7), após a corrida sprint.
Verstappen, que tem 13 vitórias na temporada (dez delas consecutivas, um recorde na categoria), tem 177 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, quando restam apenas 180 pontos em disputa até o final do campeonato.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Salvo uma catástrofe, o neerlandês deverá sair do Catar com seu terceiro título, já que, para evitar isso, Pérez terá que ser perfeito na corrida sprint de sábado e na prova de domingo, algo que parece difícil, dada a regularidade mostrada pelo líder do Mundial a bordo do RB19.
“É bom chegar ao Catar com o título de construtores garantido. O circuito é muito divertido, mas será um fim de semana complicado pelo calor, o que pode deixar as corridas mais interessantes. Posso ganhar o campeonato na sprint e esse é o meu objetivo. Espero que seja um fim de semana para lembrar durante muito tempo”, declarou Verstappen em sua chegada ao Circuito Internacional de Losail, em Doha.
Nesta sexta-feira (6), no treinos livres, Verstappen já garantiu a pole position. Neste sábado, a partir das 14h30 (de Brasília), será a largada da sprint. Ele confirmará o título se terminar a corrida curta, cuja distância total é de 100 quilômetros, pelo menos na sexta colocação.
Mesmo se o favorito for mal, Pérez precisa finalizar em terceiro para adiar a briga pelo troféu.
O forte calor, com 35 graus à noite (e sensação térmica superior aos 40 graus), o asfalto novo do circuito e a maior ou menor aderência da pista em função da presença de areia, serão elementos decisivos no resultado final.
A conquista do tri parece ser apenas uma questão de tempo, tal o domínio do holandês na temporada. Quando confirmar a conquista, Verstappen entrará no seleto grupo de tricampeões da F1, algo compartilhado apenas com os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, o escocês Jackie Stewart, o austríaco Niki Lauda e o australiano Jack Brabham.
Curiosamente, Verstappen poderá igualar Piquet, pai da sua namorada, Kelly Piquet. Acima de Verstappen, estarão o alemão Sebastian Vettel e o francês Alain Prost, ambos tetracampeões mundiais; o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão; e o inglês Lewis Hamilton e o alemão Michael Schumacher, ambos heptacampeões.
De Senna a Verstappen: engenheiro coleciona temporadas inesquecíveis na Fórmula 1