Encontrar uma boa fonte de energia nem sempre é uma tarefa tão fácil quanto parece. Mesmo que o mercado de Power Supply Units (PSU) tenha melhorado nos últimos anos, encontrar um modelo bom e barato, e que acima de tudo ofereça qualidade na transmissão de energia, é bem complicado.
Nos últimos dias pude testar a Cooler Master Elite Nex N700, uma fonte de 700 W enviada pela Cooler Master. Por mais que seja um modelo simples, a fonte possui muita potência para encarar montagens complexas e três anos de garantia, mas mostra que ainda é um produto de entrada.
Design e construção
Toda essa discussão sobre ser uma fonte de entrada é bem nítida pelo visual da placa. O modelo trabalha com a linguagem visual mais simplificada da linha Elite Nex, com construção em metal, saídas de ar em formato de colmeia e um ventoinha de 120 mm.
Seu formato ATX padrão tem dimensões com 140 mm (C) x 150 mm (L) x 86 mm (A). Isso faz com que o modelo tenha um tamanho apropriado para encaixar em basicamente qualquer gabinete e você não terá problemas na instalação.
Por ser uma fonte da Cooler Master, uma companhia já bem renomada nesse segmento, não há nada fora dos padrões de uma boa fonte com a Elite Nex N700. O que mais me preocupava a respeito do modelo era sobre a qualidade da ventoinha quando em altas cargas, mas a PSU operou com um nível de ruído muito aceitável e bem similar ao das ventoinhas do meu gabinete — também da Cooler Master.
A fabricante usou uma ventoinha convencional na PSU. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
Cabos
A Cooler Master Elite Nex N700 deixa muito claro que é uma fonte de baixo custo ao mostrar seus cabos de conexão. Naturalmente, a fonte acompanha os cabos da placa-mãe, processador, SATA, PCIe para placa gráfica, molex, etc.
A PSU é do tipo não modular, portanto todos esses cabos são presos ao componente. Contudo, aqui fica situado uma questão um tanto quanto chata, já que os cabos são coloridos e sequer possuem uma pintura preta para melhorar o visual — ou acabamento sleeved.
Conectividade da Elite Nex N700. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
É difícil exigir muitos de produtos de entrada, mesmo que a peça tenha 700 W, mas justamente por essa condição o modelo poderia ter cabos mais bonitos. Isso ajuda a dar um tom estético mais agradável em qualquer montagem, além de muitas vezes influenciar em cabos com melhor qualidade.
O que vem na caixa da Elite Nex N700?
- Fonte Elite Nex N700;
- Cabo de energia de três pinos;
- Manuais;
- Parafusos de fixação.
Conteúdo da embalagem. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
Potência e eficiência
É claro que não se pode comentar sobre uma fonte sem falar sobre seus principais atributos: a potência e a eficiência. Os 700 W ofertados pela Elite Nex N700 seguram a maioria das placas intermediárias e até mesmo algumas com o pé no segmento topo de linha — embora toda essa potência não seja estritamente necessária.
Contudo, para pessoas como eu, que gostam de ter uma margem de watts para maior segurança ou simplesmente por questões de longevidade, é interessante. E em todos os meus testes, feitos com uma GeForce RTX 4070 Asus Dual e um Intel Core i9-13900K, a PSU operou de maneira muito regular, sem sustos.
Isso já era algo totalmente esperado para essa fonte, que segura bem placas entre a RTX 4070 regular, a RTX 4070 Ti Super e até mesmo uma Radeon RX 7900 — e sua irmã 7900 XT. No entanto, a Cooler Master não certificou essa fonte com selo 80 Plus ou Cybernetics.
Certificações não são essenciais, mas podem ser bons indicadores. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
Talvez isso coloque uma pulga atrás da orelha de muitos compradores, já que esses selos costumam ser um bom indicador de qualidade. Todavia, a certificação sozinha não vale de nada, e para esse produto a fabricante promete uma eficiência mínima de 75%, mas que chega a até 80% sem dificuldade.
Em outras palavras, a Cooler Master Elite Nex N700 alia uma alta potência com eficiência decente, que cumpre bem o que promete. Certamente não é a fonte mais eficiente que você encontrará no mercado, mas é um modelo robusto feito para placas até o segmento intermediário.
Temperatura
Um ponto mais sensível para a Elite Nex N700 é sua temperatura, que pode passar facilmente dos 100 °C. Dada as condições de entrada do modelo, isso não é tecnicamente um grande problema, mas como a potência de 700 W é alta, estressar muito essa GPU pode causar riscos.
Assim, o mais recomendado é manter a máquina com GPUs compatíveis com essa capacidade em watts e ficar longe de procedimentos mais complexos.
Vale a pena comprar a Cooler Master Elite Nex N700?
A Elite Nex N700 da Cooler Master entrega o que promete em sua caixa e é vendida na faixa dos R$ 400 a R$ 450 no mercado brasileiro. Por esse preço e a potência dos 700 W, é um investimento interessante, mas apenas se você tiver um sistema que requer toda essa energia.
A Elite Nex N700 é uma boa fonte de energia, mas tem suas limitações claras e não esconde isso. (Imagem: Cooler Master/Divulgação)Fonte: Cooler Master
A PSU não apresentou erros ou problemas, mas a falta de alguma certificação para dar um pouco mais de credibilidade pode afastar potenciais compradores — mesmo que não seja um empecilho. Outro ponto de atenção é com os cabos, que possuem qualidade padrão e um design feio.
No geral, a Cooler Master Nex N700 é uma boa fonte de energia custo-benefício para quem quer muitos watts e gastar pouco.