Se você está tão ansioso pelo Oscar 2025 quanto nós, temos uma ótima notícia para compartilhar. Na última terça-feira, 3 de setembro, foram anunciados os títulos dos 12 filmes brasileiros que irão concorrer a uma vaga no maior e mais prestigiado evento cinematográfico do mundo. A lista, repleta de longas-metragens que vêm se destacando dentro e fora do Brasil recentemente, foi liberada pela Academia Brasileira de Cinema, que escolheu a dedo cada um dos projetos.
Esta é apenas a primeira etapa seletiva para decidir qual filme nacional conquistará o tão sonhado espaço no Oscar do ano que vem. O próximo passo acontece no dia 16 de setembro, quando apenas seis dos doze filmes pré-selecionados seguirão na disputa. Lembrando que a atração escolhida no final tentará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, da qual o Brasil já participou por diversas vezes, com títulos como O Pagador de Promessas (1963) e Central do Brasil (1999), por exemplo.
Ainda Estou aqui, de Walter Salles, é um dos filmes da lista; confira!Fonte: Sony
Abaixo, portanto, confira todos os 12 filmes que podem representar o Brasil no Oscar 2025:
- A Metade de Nós, de Flávio Botelho
- Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
- Cidade Campo, de Juliana Rojas
- Estômago 2 – O Poderoso Chef, de Marcos Jorge
- Levante, de Lillah Halla
- Motel Destino, de Karim Aïnouz
- Ninguém Sai Vivo Daqui, de André Ristum
- O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini
- Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
- Sem Coração, de Nara Normande e Tião
- Vermelho Monet, de Halder Gomes
- Votos, de Ângela Patrícia Reiniger
Dentre os títulos escolhidos, um dos que mais tem recebido atenção é Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que também comandou o clássico Central do Brasil. O longa dramático foi exibido no último final de semana no famoso Festival de Cinema de Veneza e foi ovacionado por críticos, tendo sido aplaudido por 10 minutos sem interrupções após seu final.
A obra é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e conta a história de uma mulher, vivida por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro (em épocas diferentes), que busca por verdade e justiça após seu marido ser capturado pelo regime militar no Brasil, em 1971. Inclusive, muitos especialistas já apostam que Torres pode ser indica na categoria de Melhor Atriz do Oscar. Feito que apenas Montenegro conseguiu por Central do Brasil.
O grande vencedor da disputa pelo Oscar 2025 será revelado apenas no dia 23 de setembro. Para quem vai sua torcida?