ANUNCIO

Embolia gasosa arterial cardíaca: o que é a condição que levou Saulo Poncio à UTI

ANUNCIO

O cantor e digital influencer Saulo Poncio, de 27 anos de idade, precisou ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital com embolia gasosa arterial cardíaca, na noite desta terça-feira (3). De acordo com um comunicado postado pela equipe do artista nesta quarta (4), ele foi levado às pressas à unidade hospitalar após sentir fortes dores no tórax.

“Na noite de terça-feira (3), Saulo deu entrada na emergência após sentir fortes dores no tórax. Após avaliação, os médicos desconfiaram de um possível infarto por conta da similaridade dos sintomas. Realizados todos os exames, Saulo foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca, e no momento encontra-se na UTI. Qualquer visita está proibida, e os compromissos agendados estão cancelados. Em breve, traremos atualizações”, informou a nota.

O cardiologista Heron Rached explica a Quem que a embolia gasosa arterial cardíaca acontece quando se formam bolhas de ar dentro do sistema circulatório. Nesse caso, a bolha está no coração e impede o fluxo sanguíneo e pode deixar partes do corpo sem irrigação e oxigenação. Se a área afetada for o miocárdio ou o cérebro, a condição pode levar à morte.

ANUNCIO

De acordo com um artigo publicado na plataforma médica StatPearls, a embolia pode ocorrer por diversas razões, como a rápida subida para a superfície após um mergulho, lesões pulmonares que causam ruptura dos alvéolos, e até mesmo a migração de ar da circulação venosa para a arterial por meio de comunicações anormais (malformações cardíacas), como defeitos no septo ventricular ou atrial.

A embolia gasosa arterial pode afetar diversos órgãos do corpo, não só o coração. Dependendo do local para onde essas bolhas de ar viajem, existe o risco de isquemia (falta de fluxo sanguíneo) e danos aos tecidos. Os sintomas podem variar de leves a catastróficos, incluindo colapso cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência de órgãos.

ANUNCIO

Pacientes com embolia também podem apresentar dificuldade para respirar, palpitações, tontura ou desmaio, dores nas extremidades e formigamento, entre outros.

ANUNCIO

O Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento informa que as pessoas com embolia arterial gasosa são colocadas deitadas imediatamente e recebem oxigênio. “Elas devem retornar assim que possível a um ambiente de alta pressão, para que as bolhas de ar sejam comprimidas e forçadas a se dissolverem no sangue. Muitos centros médicos possuem câmaras de pressão elevada (de recompressão ou hiperbárica) para esse objetivo”, explica o manual.

Segundo o artigo da StatPearls a terapia com oxigênio hiperbárico “é o método de tratamento preferido para pacientes, quando disponível e viável”, uma vez que “ajuda a reduzir o tamanho das embolias de ar, facilitando a difusão do nitrogênio das embolias de volta para o sangue”. Os autores afirmam que pacientes tratados com oxigênio hiperbárico nas primeiras seis horas costumam ter um desfecho melhor.

Saulo é pai de Davi, de 4 anos, Henri, de 2, e Beni, de 4 meses, frutos de seu relacionamento com a influenciadora Gabi Brandt, com quem foi casado de 2019 a 2022.

ANUNCIO

Deixe um comentário