ANUNCIO

NASA transmite primeiro vídeo 4K de avião na Terra para a Estação Espacial Internacional

ANUNCIO

Em um comunicado recente, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou a transmissão do primeiro vídeo 4K da Terra para Estação Espacial Internacional (ISS). Na realidade, foi um pouco mais complicado que isso: a partir de uma tecnologia de comunicação a laser, as imagens do vídeo foram transmitidas de uma aeronave até a ISS e enviadas de volta para a Terra.

Para realizar o teste, uma equipe do Glenn Research Center da NASA instalou um laser portátil na parte inferior de uma aeronave Pilatus PC-12. Durante um voo comum, eles enviaram os dados para uma estação em Cleveland, nos EUA, e depois para uma instalação de testes no Novo México. No fim, os dados foram enviados ao espaço.

Conforme a agência espacial explica, as informações viajaram por aproximadamente 25 mil quilômetros até o centro de comunicações a laser (LCRD) da NASA, mas foram retransmitidas para a ISS e então enviadas de volta para o planeta. Ou seja, o vídeo 4K fez uma viagem da Terra para o espaço e voltou.

ANUNCIO

“Esses experimentos são uma tremenda conquista. Agora podemos aproveitar o sucesso do streaming de vídeos 4K HD de e para a Estação Espacial para fornecer recursos futuros, como videoconferência HD, para nossos astronautas Artemis, o que será importante para a saúde da tripulação e coordenação de atividades”, disse o principal pesquisador do projeto, Dr. Daniel Raible, em um comunicado oficial da NASA.

ANUNCIO

NASA: transmissão da Terra ao espaço

Pode parecer um feito simples, mas a transmissão de um vídeo em alta qualidade no espaço é fundamental para auxiliar futuras missões de longa estadia nas fronteiras do espaço. Por exemplo, em uma viagem para Marte, será necessário que os astronautas tenham um sistema de comunicação a laser para enviar altas quantidades de informações aos cientistas na Terra.

ANUNCIO

NASA ISSA animação apresenta o caminho que os dados do vídeo 4K percorreram até o espaço.Fonte: NASA

Além de possibilitar avanços para sistemas de comunicação em viagens espaciais de longa duração, a missão também tem o objetivo de desenvolver uma tecnologia capaz de transmitir o retorno da próxima caminhada na Lua durante a missão Artemis III. A tecnologia de laser infravermelho permite uma comunicação entre 10 e 100 vezes maior e mais rápida que o atual sistema da NASA.

“As equipes do Glenn Research Center garantem que novas ideias não fiquem apenas nos laboratórios, mas sejam realmente testadas em ambientes relevantes para assegurar que essa tecnologia possa ser desenvolvida e melhorar a vida de todos nós”, disse o chefe de operações de aeronaves em Glenn, James Demers.

Curtiu o conteúdo?  Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para entender como a NASA planeja fazer um sistema ferroviário na Lua para mover regolito lunar. Até a próxima!

ANUNCIO

Deixe um comentário