O Google deve lançar o Android 14 na próxima quarta-feira (4). Segundo dados da operadora de telefonia do Canadá, Telus, a versão final do sistema operacional pode ser apresentada junto dos celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
A nova edição do Android chega com novidades importantes para incrementar a usabilidade e a personalização do aparelho. Vários recursos, inclusive, já foram vistos na fase de testes.
O Android 14 deve ser lançado no dia 4 de outubroFonte: Divulgação/Google
O nome da nova versão do sistema operacional é uma possível referência para o nome de sobremesa “Upside Down Cake”. O Android 14 deve trazer otimizações, melhorias e novos recursos. Confira a seguir os principais destaques da atualização.
Tela de bloqueio personalizável
O Google se inspirou no iOS da Apple e tornou a tela de bloqueio do Android 14 ainda mais personalizável. A proposta é semelhante ao que existe na One UI da Samsung, permitindo mudar o estilo visual e a utilidade da seção.
Here’s a quick screen recording showing off the new lock screen clock options in Android 14 Beta 3. pic.twitter.com/L8cjWsVls0
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 7, 2023
É possível mudar o plano de fundo, o estilo do relógio, as cores da tela, adicionar atalhos e outros recursos importantes direto da área. O recurso dispensa a necessidade de desbloquear o celular para acessar recursos importantes.
Criador de wallpapers
O Android 14 conta com uma ferramenta de criação de wallpapers usando emojis. A ferramenta permite gerar um plano de fundo totalmente personalizado recheado de figurinhas do Emoji Kitchen.
The new Emoji Wallpaper app is present in Android 14 Beta 3, but it does not appear in Wallpaper & style by default yet. Google may enable it through a server-side update, though I suspect that’ll happen with the June Pixel Feature Drop announcement (emoji wallpaper doesn’t… pic.twitter.com/I578nYKi1Q
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 7, 2023
Maior privacidade ao digitar a senha
O preenchimento de PIN na tela de bloqueio do Android 14 é mais discreto. Agora, usuários podem optar por ocultar os dígitos da senha e evitar que pessoas nos arredores consigam decifrá-la.
Mais versatilidade
O Google continua seu investimento em diferentes formatos de dispositivos e, no Android 14, torna o sistema ainda mais amigável para telas maiores (dobráveis e tablets, por exemplo).
Limite de acesso para galerias de imagens
No Android 14, o usuário não precisa mais fornecer acesso a toda a galeria de fotos para um aplicativo. Em vez disso, o sistema agora permite escolher apenas um conjunto de arquivos que devem ser compartilhados com o programa.
There’s a MAJOR new privacy feature hidden in Android 14 DP1. Y’all know the Photo Picker from Android 13? A lot of apps don’t use it, but soon, they may not have a choice. You can use it to select photos/videos you want apps to access, even if they ask for the full gallery! pic.twitter.com/D22d9RCtXA
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 8, 2023
Fontes dinâmicas
A forma com que o Android 14 lida com fontes permite o escalonamento não-linear da fonte em até 200% em apps compatíveis. A função permite exibir texto em tamanho maior, mas sem quebrar a interface do programa no processo.
Preferências do usuário
O Android 14 também poderá mostrar alguns recursos de acordo com as preferências do usuário. Dados como data, sistema métrico e ordem do calendário podem ser modificados segundo o local definido.
Melhorias na bateria
O Google também deve adicionar alguns recursos que deem uma leve sobrevida à bateria dos dispositivos com Android 14. Nada muito drástico, apenas algumas mudanças mais discretas.
Quando chega o Android 14 para seu celular?
Como sempre, o Android 14 chega primeiro para celulares da linha Pixel, do Google. Leva algum tempo até companhias parceiras, como Samsung e Xiaomi, liberarem suas próprias versões do sistema.