ANUNCIO

Samsung anuncia Gauss, IA própria que estará no Galaxy S24

ANUNCIO

A Samsung apresentou o Gauss, seu próprio chatbot com inteligência artificial (IA), nesta quarta-feira (8). O novo bot será um assistente nativo do Galaxy S24, capaz de responder perguntas, resumir documentos, gerar imagens e elaborar e-mails.

A plataforma foi desenvolvida pela Samsung Research, setor da fabricante sul-coreana responsável por pesquisa e desenvolvimento. O nome “Gauss” é uma homenagem a Carl Friedrich Gauss, um importante matemático responsável pela teoria da distribuição normal.

O novo Galaxy S24 pode ter IA nativa para criação de imagens, resumo de documentos e elaboração de e-mails.O novo Galaxy S24 pode ter IA nativa para criação de imagens, resumo de documentos e elaboração de e-mails.Fonte:  GettyImages 

ANUNCIO

Segundo a empresa, o plano é implementar as principais funções de IA para os consumidores a partir de 2024. Segundo rumores, o Gauss seria uma das principais novidades da linha Galaxy S24 — talvez, exclusivo para assinantes.

“O Samsung Gauss Language, um modelo de linguagem generativo, aumenta a eficiência do trabalho, facilitando tarefas como redigir e-mails, resumir documentos e traduzir conteúdo”, pontuou a empresa em comunicado enviado à imprensa.

ANUNCIO

“Também pode melhorar a experiência do consumidor, permitindo um controle mais inteligente dos dispositivos quando integrado aos produtos”, complementou.

A estreia de Gauss deve acontecer no primeiro semestre de 2024, talvez após o lançamento do Galaxy S24, previsto para janeiro.

ANUNCIO

Processamento local

No Galaxy S24, parte do processamento do Gauss pode acontecer de forma local. Isso aconteceria graças às capacidades do processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, anunciado em meados de outubro.

O destaque do novo SoC é a aceleração de hardware para IA generativa. A empresa destacou que o componente pode embarcar tarefas de modelos similares ao ChatGPT e o DALL-E 3 sem depender de conexão com a internet.

Bixby ficou mais inteligente

Não faz muito tempo que a Samsung anunciou as novas capacidades cognitivas da Bixby. A assistente virtual nativa da empresa, centro de seu ecossistema de dispositivos, agora é capaz de interpretar contextos para atender comandos específicos.

No anúncio, a empresa demonstrou que a assistente não é tão poderosa quanto o ChatGPT, mas pode atender pedidos mais complexos do que antes. Essa distinção pode permitir que Gauss e Bixby coexistam no mesmo ecossistema, complementando as funções um do outro.

ANUNCIO

Deixe um comentário