Nos últimos anos, as VPNs deixaram de ser uma ferramenta restrita a especialistas em redes para se tornarem parte da cultural digital, sendo amplamente promovidas em vídeos, podcasts e até comerciais de grandes eventos esportivos. Com promessas de anonimato e acesso irrestrito a conteúdos de streaming, esses serviços ganharam popularidade, mas será que realmente entregam tudo o que prometem?
Entender como uma VPN funciona é essencial para avaliar sua utilidade e escolher a melhor opção para suas necessidades. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses serviços entregam muito além do que apenas o “anonimato” durante a navegação. Pensando nisso, nós explicamos os princípios básicos dessa tecnologia e alguns casos inusitados de uso, além de apresentar no detalhe as funcionalidades da VPN Surfshark. Confira, logo abaixo!
Afinal, o que é VPN?
Antes de mais nada, vale esclarecer do que se trata essa tecnologia. Uma VPN (Virtual Private Network) é uma ferramenta que cria uma conexão segura e criptografada entre o usuário e a internet. Isso permite que os dados trafeguem protegidos, impedindo que terceiros monitorem atividades online, como provedores de internet, hackers ou mesmo governantes autoritários.
Naturalmente, essas características fizeram com que as VPNs ficassem mais conhecidas entre os nichos especializados, justamente por garantir maior privacidade — mas sua utilização vai muito além disso. Além de proteger contra rastreamento e acesso não autorizado, elas também podem ser utilizadas para fins recreativos, como ao garantir acesso a conteúdos exclusivos de certas regiões ou idiomas. Veja alguns deles.
5 usos de VPN que talvez você ainda não conheça

Melhorar modelos de inteligência artificial com dados de diferentes regiões
Modelos de IA, especialmente aqueles baseados em aprendizado de máquina, precisam de grandes quantidades de dados para aprimorar suas capacidades. No entanto, alguns conteúdos podem estar restritos a regiões específicas devido a legislações de privacidade ou acordos comerciais.
Com uma VPN, pesquisadores e desenvolvedores conseguem acessar bases de dados distribuídas globalmente, garantindo uma IA mais diversa e menos enviesada. Isso é especialmente útil para treinamentos de assistentes virtuais ou sistemas de reconhecimento de imagem que precisam compreender diferentes culturas e línguas.
Embora possa parecer um caso de uso incomum para o usuário casual, a aplicação de VPNs para melhorar modelos de IA pode se tornar algo cada vez mais comuns, graças à popularização dos modelos de linguagem locais e personalizados para cada máquina — como o G-Assist, da Nvidia.
Evitar discriminação de preços em compras online
Muitas lojas online e serviços digitais ajustam seus preços com base na localização do usuário. Empresas aéreas, lojas de software e serviços de assinatura frequentemente aplicam valores diferentes dependendo do país em que o cliente está. Isso não é exatamente novidade, já que muitos internautas já evitam a prática através da pesquisa em aba anônima. Entretanto, essa solução nem sempre funciona, especialmente ao falar de aplicativos.
Utilizando uma VPN, os consumidores podem mudar virtualmente sua localização e comparar preços de diferentes regiões. Dessa forma, é possível economizar em passagens aéreas, jogos e outros produtos digitais ao encontrar ofertas mais vantajosas.
Melhorar a velocidade e a estabilidade de jogos online
Muitos gamers enfrentam problemas de latência e throttling (redução de velocidade) por parte dos provedores de internet. Isso ocorre porque algumas empresas limitam a largura de banda quando detectam um grande consumo de dados, como em partidas online intensas.
Com uma VPN, é possível contornar essas restrições ao redirecionar o tráfego por servidores menos congestionados. Isso pode resultar em uma conexão mais estável e reduzir o “ping” durante as partidas, proporcionando uma experiência mais fluida para jogadores competitivos.
É claro, a experiência final ainda dependerá de inúmeros outros fatores, mas é inegável que as VPNs possam oferecer uma alternativa personalizável. Uma delas, inclusive, refere-se a simplesmente poder escolher o servidor de qual país deseja jogar, por exemplo.
Acessar conteúdo de streaming indisponível no seu país
Serviços de streaming como Netflix, Disney+ e HBO Max oferecem diferentes catálogos de filmes e séries dependendo do país em que o usuário está localizado. Além disso, certas estreias e transmissões ao vivo também podem ocorrer exclusivamente para regiões específicas. Isso pode ser frustrante para quem deseja assistir a um título específico indisponível em sua região.
Usando uma VPN, é possível alterar virtualmente sua localização e acessar catálogos ou conteúdos limitados de outros países — como o Streaming da BBC, repleto de shows e séries, por exemplo. Assim, os assinantes podem ampliar suas opções de entretenimento sem precisar esperar que determinado conteúdo seja lançado oficialmente em seu território.
Aumentar a segurança em redes Wi-Fi públicas
Hotspots gratuitos em cafés, aeroportos e shoppings são convenientes, mas também representam um grande risco para a segurança digital. Essas redes podem ser alvos fáceis para hackers que interceptam dados pessoais de usuários desprotegidos. Com uma VPN, toda a conexão é criptografada, impedindo que terceiros acessem informações sensíveis, como senhas e dados bancários. Dessa forma, navegar na internet em locais públicos torna-se muito mais seguro.
Apesar de parecer algo distante, é, sim, possível infectar dispositivos simplesmente por se conectar a uma rede. Essa forma de “contágio” é feita pelos worms, e tende a ser bastante difícil de identificar — e, assim, exige ainda mais cuidado.
Então, vale a pena usar VPN?
Embora muitos associem o uso de VPN apenas à privacidade online, essa tecnologia oferece muito mais do que apenas navegação anônima. Desde otimizar experiências de IA até economizar em compras e garantir uma melhor performance em jogos, as VPNs podem ser ferramentas indispensáveis para diversos perfis de usuários.
Para quem deseja experimentar os benefícios de uma VPN, a Surfshark se destaca como uma opção completa, com inúmeros recursos extras de segurança. Com uma interface intuitiva, servidores rápidos e um forte compromisso com a privacidade, ela oferece uma solução confiável para quem quer mais segurança e desempenho na web.
É possível experimentar o serviço por 30 dias, com direito a reembolso total no período — saiba mais sobre clicando neste link!